domingo, 5 de junho de 2011

Nossos valorosos acadêmicos!

Folheava o jornal Diário do Pará, edição de hoje, quando me deparei com uma reportagem falando sobre a "preparação dos craques de que o Pará precisa". No alto, a foto dos professores e alunos integrantes do Núcleo de Prática Jurídica de Proteção Internacional de Direitos Humanos, dos quais já falei em quatro oportunidades anteriores (vide abaixo).


Os três professores (Luciana Fonseca, Paulo Klautau Filho e Bianca Ormanes) e alguns dos estudanes acima estiveram em Washington, nas últimas duas semanas, representando o Brasil na 16ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, na American University Washington College of Law. Não venceram esta, mas fizeram bonito, o que se conclui pelas manifestações de admiração formuladas por professores que se encantaram com o talento e a simpatia da nossa gente.
Dá gosto ser representado por essa garotada! Como comentei mais cedo no Facebook, numa sociedade que adora hipervalorizar os sarados, descolados e badalados, é um alento e uma alegria que possamos conviver com jovens de valor real, nos quais outros jovens podem se espelhar por aquilo que fazem de útil, de grandioso e de permanente.
Eu tenho orgulho deles.

***

A segunda parte da reportagem destaca o time SIFE CESUPA, que venceu a disputa nacional de universitários empreendedores, em 2009, e no ano seguinte representou o Brasil na competição internacional, na Alemanha. E este ano já venceu o Desafio SEBRAE (rodada estadual) e participará da competição SIFE Brasil no próximo mês de julho, em São Paulo.


O SIFE CESUPA é coordenado pelo professor Rafael Boulhosa, a maior fábrica de ideias que já conheci, porque não se limita a tê-las: ele as concretiza, faz acontecer. E eu também tenho um imenso orgulho de conhecê-lo e de todos os trabalhos que ele conduz, p. ex. o Projeto Sócrates.

***

Uma coisa que me agradou particularmente nessa reportagem foram as manifestações dos professores Rafael Boulhosa e Sandro Simões, este último coordenador do curso de Direito. Eles deixaram claro que a instituição possui um ideal de qualidade que não se coaduna com corpo mole, o que se revela desde o slogan "o caminho das pedras". Quem vier até nós, vai ter que sua a camisa e muito (juro que faço a minha parte!). Mas as recompensas aparecem, desde a respeitabilidade de que gozam os nossos egressos até situações mais específicas, como as duas aqui retratadas.
Parabéns aos nossos valorosos professores e estudantes.

Ótimos antecedentes:

Nenhum comentário: