terça-feira, 10 de maio de 2011

Julgamento simulado

O Núcleo de Prática Jurídica de Proteção Internacional de Direitos Humanos do CESUPA deu, ontem, mais um passo em seu treinamento para a 16ª Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, que acontecerá na American University Washington College of Law, entre os dias 23 e 26 deste mês. Leitores do blog devem estar lembrados que nossos alunos venceram a competição nacional e representarão o Brasil no evento.

O passo de ontem foi um julgamento simulado, aberto aos alunos do curso, para que estes pudessem tomar conhecimento do NPJPIDH e da competição, além de se deixar encantar pela proposta de trabalho acadêmico. Antes da simulação, a plateia escutou uma breve palestra sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. No evento, funcionaram como juízes os professores Paulo Klautau, Sandro Simões, Loiane Verbicaro, Dennis Verbicaro e este escriba.

A sensação geral entre os professores é de que a equipe atual, composta por 13 alunos de diferentes períodos letivos, cresce a olhos vistos. Por isso, não tivemos pena ontem. Nem podíamos; afinal, trata-se de um treinamento valendo. Por isso mesmo, parabéns aos nossos pesquisadores.

Na competição mundial, nossos colegas professores Paulo Klautau, Luciana Fonseca e Stella Campos funcionarão como juízes nas simulações, que se desenvolvem em três rodadas. Na última, estarão presentes juízes da Corte Interamericana de Direitos Humanos e o professor responsável por criar o caso que será debatido este ano, cujo tema central é direitos da criança.

Um comentário:

Rafaela Neves disse...

Prof,

Em nome do grupo, agradecemos primeiramente o apoio que o senhor sempre vem nos dado. É muito bom, sabermos que há sempre alguém torcendo pelo nosso sucesso, que é seu também!

Também queremos agradecer, pela sua participação e contribuição para o efetivo andamento do Júri Simulado, que apesar de se tratar de uma "simulação", para nós, parece ser "real", pelo tempo que dedicamos a estudá-lo.

Muito obrigada pela atenção e o elogio que a nós, o senhor tem prestado!

PS: Já mandei a todos o link do seu blog com a postagem!!

PS 2: É realmente, os senhores não tiveram pena mesmo. rsrsrs