quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um pedaço da verdade

MPF irá digitalizar documentos da ditadura militar

Redação Portal IMPRENSA

O Ministério Público Federal de São Paulo vai disponibilizar na internet um milhão de páginas de 707 documentos e processos abertos contra presos políticos no período da ditadura (1964-1984), informa a Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira (23).
Orçado em R$380 mil, o processo de digitalização dos documentos está previsto para começar em junho, e informações serão publicadas em 2012. Os documentos, que originaram o projeto "Brasil: Nunca Mais", serão publicados na íntegra, sem tarjas sobre os nomes, como é feito atualmente nos autos para consulta no Arquivo Nacional, ligado ao Ministério da Justiça. Será possível acessar nos depoimentos e relatos, detalhes sobre as torturas empregadas pelo Estado contra os dissidentes políticos.
Uma iniciativa do bispo Dom Paulo Evaristo Arns e do reverendo Jaime Wright, o "Brasil : Nunca Mais", foi idealizado em 1980 e é o mais completo relato sobre a violência empregada pelo Estado contra a resistência à ditadura."O projeto se insere nesse momento em que o país quer tornar pública a sua história", afirmou Marlon Weichert, procurador da República que coordena o projeto, à Folha.

Parabéns ao MPF paulista e aos religiosos que, após mais de três décadas, finalmente veem o poder público levar adiante uma iniciativa tão importante.

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente iniciativa. O Brasil de hoje precisa saber o que ocorreu naquela época.(e não apenas pela novela Amor e revolução)
Direito a informação começando a ser garantido.
Anna Lins

Yúdice Andrade disse...

Até porque "Amor e revolução" só consegue promover, mesmo, o beijo gay. E nem assim sobe a audiência!

Anônimo disse...

Por que os religiosos não merecem os parabéns, também?

Yúdice Andrade disse...

Você tem razão, das 15h51. O MPF está promovendo, mas a iniciativa é dos religiosos mencionados. Mas saiba que foi desatenção minha, não menosprezo.
Farei a correção.