quinta-feira, 19 de maio de 2011

O velho tema da qualidade — telefonia celular

Uma amiga minha ganhou um iPhone4 de presente de casamento. A animação dela durou até ter que enfrentar a TIM.
O iPhone utiliza um chip menor do que os demais aparelhos (claro, o fabricante não perderia essa chance!), por isso o marido, ao comprar o regalo, já providenciou um chip novo. O primeiro aborrecimento foram as informações desencontradas dos funcionários da TIM: um dizia que o chip antigo deveria ser desativado, outro dizia que não. No final das contas, devia mesmo. E quando minha amiga precisou telefonar (veja que eu usei o verbo precisar), seu aparelho novo estava inoperante. O marido, que deu o presente, pendurou-se ao telefone para resolver o problema e, claro, como não falava com o setor competente, teve que ser transferido. E dá-lhe musiquinha!
Após idas e vindas, descobriu-se o motivo: o chip antigo fora desativado às 15h52 e o novo só começaria a funcionar após 24h da desativação, considerado o horário registrado no sistema da operadora.
O detalhe é que não mudou o número nem qualquer outra informação da cliente, apenas o aparelho e o chip. Mesmo assim, a TIM precisa de 24h para voltar a funcionar. Maravilha, não?
Deve ser esse o tipo de serviço que brasileiro merece. E a conta...

4 comentários:

Alê G. disse...

Nossa, professor! quanta falta de competência destes funcionários! Tenho um iPhone4 e o tal do microchip necessário pela alteração do espaço físico destinado a ele (aliás, complicações que já são parte das características da apple). Tudo que tive que fazer foi colocar o microchip virgem no local indicado e conectar o celular no computador através do iTunes (programa gratuito da Apple responsável pela sincronização de dados). A própria sincronização transferiu meu número para o novo chip (magias da tecnologia) e, quando testei o antigo chip em outro celular, ele já estava desativado.
Também comprei um chip da tim para poder usar a internet e, por falta de paciência, eu mesma cortei o chip (literalmente) nas dimensões necessárias. Funciona perfeitamente!

André Carim disse...

A incompetência da TIM é de conhecimento público. Seria até estranho receber uma solução rápida e definitiva dos seus inaptos funcionários. O que deve estar assombrando os leitores é a paciência do marido no enfrentamento da situação. Explico: Recém-casado!

Yúdice Andrade disse...

Alessandra, disseram à minha amiga para cortar o chip e ela não acreditou. Confesso que eu também não faria isso...

André, o casal não está exatamente recém casado. Na verdade, são 33 anos de casamento!

Wirna disse...

Professor, nem me fale.. estou há 3 semanas tentando resolver um problema que desencadeou uma série de outros como uma bola de neve. O cúmulo foi reterem meu número por 10 dias sem motivo... e depois esses advogados da empresa vêm com aquela de que ligar pra central é mero aborrecimento.. é mole?
Ação neles!