segunda-feira, 16 de maio de 2011

Teatro penitenciário

Robbins com Morgan Freeman, em cena de
"Um sonho de liberdade"
"Como você os quer quando eles voltarem à sua cidade? Você os quer endurecidos, desprovidos de luz, comida e arte? Ou quer alguém que deu passos para se reabilitar?"

Com essas palavras, o ator, roteirista e ativista estadunidense Tim Robbins (Timothy Francis Robbins, 52) justificou à rede de televisão BBC o seu projeto de ensinar teatro a presidiários de seu Estado natal, a Califórnia, onde são elevados os índices de reincidência. Ele acredita que a iniciativa ajudará na reintegração social dos detentos. Quem aderiu ao programa fala em esperança.
Robbins interpretou um presidiário no belíssimo filme Um sonho de liberdade (The Shawshank redemption, dir. Frank Darabont, 1994), eleito pelo The Internet Movie Database como o melhor filme da História, juntamente com O poderoso chefão (nota 9.2, de 10).
O ator foi laureado com o Oscar, o Globo de Ouro e o SAG Awards de melhor ator coadjuvante pelo filme Sobre meninos e lobos (Mystic River, dir. Clint Eastwood, 2003); e com o Globo de Ouro e o prêmio do festival de Cannes de melhor ator por O jogador (The player, dir. Robert Altman, 1992).

2 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice,
A iniciativa é excelente. Aqui no Brasil tb temos algumas iniciativas semelhantes com teatro, musica, artes plsticas, etc.As iniciativas são registradas inclusive no site do DEPEN/MJ.
Iniciativas estas, capitaneadas e mobilizadas mais pela sociedade civil que pelo proprio Estado.
Em que pese os governos (estadual e federal) estarem mais ativos é preciso que a sociedade em geral realmente entenda a resocialização e apoie tais iniciativas.
Como sabes, sou fascinada pelo tema, quem sabe nao fui despertada assistindo filmes como Um sonho de liberdade e outros?
abraços libertários,
Anna Lins

Yúdice Andrade disse...

Boa a indicação, Anna. Desconhecia essas experiências no Brasil. Vou dar uma olhada no site do DEPEN.