sexta-feira, 3 de junho de 2011

You don't know Jack

Kevorkian, em 29.8.2010
Dia desses, topei com um filme na TV a cabo cuja temática me interessou de imediato. Trata-se de um telefilme da HBO, cujo título designa esta postagem, retratando uma figura altamente polêmica: o médico estadunidense Jack Kevorkian, que ganhou notoriedade há duas décadas por defender o direito de morrer de doentes terminais. Tão aguerrido nesse ideal, ele desenvolveu uma engenhoca que ficou conhecida como "máquina do suicídio", porque permitia ao próprio paciente acionar um mecanismo que lhe provocaria a morte, através de uma injeção letal. O apelido "Doutor Morte" se tornou mais conhecido do que o seu nome.
O tema do direito de morrer é um dos mais difíceis e polêmicos do mundo. Mesmo num país que se ufana de assegurar a supremacia das liberdades individuais, Kevorkian não foi aplaudido. E ainda que tenha sido, a opinião predominante era muito desfavorável. Segundo consta, ele auxiliou a morte de 130 pessoas e acabou condenado a oito anos de prisão, por homicídio em segundo grau1. Que eu me lembre, ameaçou se matar, caso fosse preso, pois só queria ajudar as pessoas a morrer dignamente. O argumento não impediu que fosse efetivamente encarcerado, mas não se matou, tendo recobrado a liberdade em 2007. Segundo o informante, sua morte, hoje, aos 83 anos, foi exatamente do jeito que ele achava que todos deviam morrer: com tranquilidade e sem dor.
Vi apenas o começo do filme, por isso ainda não escrevi nada a respeito. Mas já fiz algumas anotações mentais sobre aspectos que pretendo compartilhar oportunamente. Pena que os lotes de provas a corrigir sejam um empecilho para consumar o intento.
Para quem se interessou, o filme You don't know Jack tem Al Pacino no papel principal. Isso aumenta a curiosidade, não?

1 A nomenclatura inexiste no Direito Penal brasileiro. Como a legislação criminal nos Estados Unidos varia por unidade federativa, e considerando que a incriminação está relacionada ao fato de induzir ou auxiliar uma pessoa a se matar, acredito que o tipo penal mais próximo no Código Penal brasileiro seja o do art. 122 ("induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça").

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/jack-kevorkian-o-doutor-morte-morre-aos-83-anos-nos-eua.html

Nenhum comentário: