quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A nova relação empresas & mídia

Há cinco dias, a imprensa deu destaque para "Gina Indelicada", uma página criada no Facebook por um estudante de 19 anos, Ricck Lopes, cujo objetivo é fazer humor por meio de respostas impertinentes a perguntas. Uma ideia simples e fácil de pegar no mundo virtual, altamente permeável a bobagens, e que rapidamente se tornou sucesso.

Um belo dia, o dono da página recebeu uma ligação da empresa fabricante dos palitos e se apavorou. Mas em vez de um processo, ele ganhou uma proposta de trabalho: será o canal de comunicação da empresa com o público de sua faixa etária e que consome mais por meio da Internet do que pelas mídias tradicionais.

Ontem foi a vez de Antônio Tabet, do Kibeloco, contar a própria experiência. Ele criou, há poucas semanas, junto com um competente time de humoristas, o canal Porta dos Fundos, no YouTube. Fora da televisão e aproveitando um filão que não para de crescer, o grupo desenvolve um programa concebido para a rede mundial de computadores, realizado através da publicação de vídeos com esquetes bem bacanas, com linguagem explícita e sem concessões ao politicamente correto.

Um desses vídeos, originalmente intitulado "Fast food", reúne o humorista Fábio Porchat e a adorável cantora Clarice Falcão naquele momento tenso em que você precisa escolher os ingredientes do seu prato de massa. Embora sem indicações ostensivas, a decoração do ambiente permite que você identifique o Spoleto, franquia conhecida em todo o país. No esquete, Porchat é o cozinheiro estressado que chega a atirar comida no rosto da cliente. Destaque para o trecho final, quando uma emputecida faxineira precisa limpar a sujeira do chão.

O vídeo teve consequências. Novamente, contudo, inesperadas e promissoras. Os donos do Spoleto ligaram para a equipe do Porta dos Fundos e ofereceram patrocínio. Em troca, pediram que o vídeo em apreço fosse renomeado para "Spoleto" (o que me chamou muito a atenção, antes de eu saber o motivo) e encomendaram uma continuação.

Quem diria que essa garotada de bom humor, antes discriminada, agora funcionaria como portavozes e ainda por cima do capitalismo! Pessoalmente, acho um fenômeno bastante positivo.

Mais: http://kibeloco.com.br/2012/08/30/assessoria-48/

Atualização em 18.1.2013:
Graças novamente ao Porta dos Fundos, a brincadeira ganhou mais um capítulo, com bom humor e na paz.

Mais: http://kibeloco.com.br/2013/01/18/assessoria-63/ e http://kibeloco.com.br/2013/01/17/porta-dos-fundos-na-lata/

Nenhum comentário: