quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Instalação do mestrado

Estão oficialmente abertas as atividades do curso de Mestrado em Direito do CESUPA. Ontem, às 19 horas, houve aula inaugural, aberta pelo nosso reitor, Prof. Dr. João Paulo do Valle Mendes. Em seguida, falaram os professores doutores Sandro Simões, coordenador do curso de Direito; Jean Carlos Dias, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito; e Paulo Klautau Filho, vice-coordenador do PPGD.

O tema da aula era "A pós-graduação em Direito no Brasil". Ganhamos um panorama sobre o surgimento dos cursos de pós-graduação em nosso país, a partir da década de 1960, seguindo um modelo europeu (pioneirismo da Alemanha). E, confesso, tive um choque imenso ao saber que os governos militares, naquela década, fizeram algo bom: decidiram investir na pós, porque consideravam estratégico para o país o surgimento de uma comunidade científica!

Governos militares fazendo uma coisa boa... Inacreditável. Mas dado o autor da informação, acreditei e, pelo menos, isso reforça a tese espiritualista de que mesmo do lodo mais profundo se pode extrair algo bom.

Em seguida, foi explicada a construção do nosso curso de mestrado, um projeto que demorou 6 anos, entre a idealização e a efetiva instalação, a comprovar como projetos educacionais são sempre de longo prazo.

A partir de hoje, aulas normais, das disciplinas ofertadas neste semestre. Um longo e intenso período se inicia. E para todos professores, alunos, instituição e a própria sociedade paraense , é apenas um começo.

Nenhum comentário: