segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A blogueira cubana


A blogueira e ativista política cubana Yoani Sánchez foi recebida com protesto por um grupo de cerca de 20 pessoas no aeroporto internacional de Recife, na madrugada desta segunda-feira.

Yoani desembarcou por volta da 0h30 no portão norte do aeroporto e foi seguida pelo grupo até o portão sul. No caminho, os manifestantes leram uma carta aberta na qual diziam que o blog dela é um meio de desinformação e que faz uma campanha anti-Cuba. Eles também jogaram dólares falsos na direção da blogueira.

O protesto não aborreceu a blogueira que disse que gostaria muito que em seu país as pessoas pudessem fazer o mesmo. "Foi um banho de democracia e pluralidade, estou muito feliz e queria que em meu país pudéssemos expressar opiniões e propostas diferentes com esta liberdade", disse.

No aeroporto, Yoani também foi recebida por Dado Galvão, diretor do documentário "Conexão Cuba Honduras", no qual é entrevistada, e cerca de dez pessoas, entre elas, o blogueiro cubano George Hernandez Fonseca, que vive no Pará.

A visita é a primeira de uma série viagens que começa pelo Brasil e a levará também a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Peru entre outros. Nos últimos cinco anos, Yoani havia recebido mais de 20 recusas para poder viajar ao exterior.

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Foto de Edmar Melo/EFE
É importante destacar que sou esquerdista, socialista e invocado. Mas preciso dizer que só mesmo esquerdistas invocados de outro gênero, que não o meu, para se dar ao trabalho de ir ao aeroporto, em plena madrugada, para protestar contra essa moça, entoando esse discurso de glorificação de Cuba. O discurso é velho, as técnicas são velhas e tão equivocadas que, provavelmente, seu maior efeito foi o de dar maior visibilidade a Sánchez, cuja carinha feliz bem demonstra o quanto ela saiu beneficiada, capaz inclusive de dizer as lindas palavras que disse.

Não quero fazer nenhum juízo de valor sobre o papel de Cuba ou do imperialismo americano no mundo. Isto pediria uma dissertação histórica e política que eu nem tenho cacife para realizar. Ouso afirmar, apenas, que essa tática não funciona mais há muito tempo e, provavelmente, apenas reforçará na classe média brasileira os estereótipos e preconceitos contra quem defende posições políticas de esquerda. Um tolo e desnecessário tiro no pé.

Acho importante Yoani Sánchez sair pelo mundo. Personagem altamente controversa, pelas paixões extremas que desperta a Questão Cuba, a possibilidade de vê-la e ouvi-la talvez seja a melhor forma de avaliar suas reais intenções. Deixem-na falar, pois!

***

Sabemos que há algo de muito errado no mundo quando uma pessoa chega ao Brasil e elogia a velocidade de nossa Internet...

4 comentários:

Daniel disse...

"É importante destacar que sou esquerdista, socialista e invocado. Mas preciso dizer que só mesmo esquerdistas invocados de outro gênero, que não o meu, para se dar ao trabalho de ir ao aeroporto, em plena madrugada, para protestar contra essa moça, ..."

heheheh muito bom, excelente comentário!


Yúdice Andrade disse...

Muito obrigado, Daniel.

Anônimo disse...

O tipo da foto é do tipo desocupado

Yúdice Andrade disse...

É o que deveras dirão, das 13h23. Isso passou inclusive pela minha cabeça.