terça-feira, 9 de julho de 2013

Conceição Fiúza de Melo

Hoje é dia de incluir mais um nome na lista dos necrológios do blog, atitude que sempre me deixa com a alma um tanto pesada, por mais que minhas concepções religiosas pessoais me conduzam à convicção em uma outra e verdadeira vida.

Presto minha homenagem, hoje, à Profa. Conceição Rangel Fiúza de Melo, que esteve no CESUPA desde sempre, literalmente, de modo que estava lá quando eu cheguei. Na época, setembro de 1999, ela era a diretora da Área de Ciências Exatas e Tecnologia, portanto foi ela quem me abriu as portas da docência, pois comecei minha carreira lecionando a disciplina Noções de Direito, Legislação e Ética para o curso de Tecnologia em Processamento de Dados. A despeito da generosa indicação feita por minha amiga pessoal, Bárbara Dias, a quem substituí, eu não teria conseguido a vaga não fosse pela confiança que me foi concedida pela Profa. Conceição.

Posteriormente, já em outra função, foi sempre uma incentivadora da nossa qualificação acadêmica. Digo "nossa" porque sua preocupação, claramente pessoal, dizia respeito a mim e a Polyana, minha esposa. Aliás, nós lhe somos particularmente gratos porque, quando da licença-maternidade de Polyana, Profa. Conceição foi de uma generosidade extrema, facilitando o retorno ao trabalho de uma jovem mãe que estava com a cabeça em outro lugar e que, não podendo voltar à sala de aula porque era final de semestre letivo, recebeu incumbências administrativas com um horário de trabalho bastante favorável.

Não é nenhum exagero dizer, portanto, que ela cuidou de nós e até mesmo de nossa filha. Então a nossa gratidão não é mera força de expressão. Nós lhe somos, de fato, profundamente reconhecidos e ficaremos muito saudosos de seu carinho e zelo. Mas a vida segue e só podemos desejar que ela, em sua nova existência, esteja bem como merece e, de lá, continue a ser a mãezona que foi para nós.

O depoimento de Polyana, via Facebook, foi este:

É com meu coração cheio de saudades que vejo a querida profa. Conceição Rangel Fiúza de Melo, minha mentora e amiga no CESUPA, partir desta vida. Profa. Conceição foi responsável por quase toda a minha vida profissional. Foi ela que me facilitou o contato com os professores do meu mestrado em Floripa, que me deu acolhida calorosa no Cesupa como gestora da ACET, que me ajudou a crescer dentro da instituição, que me permitiu ter um pouco mais de tempo com a minha Juju ao fim da licença maternidade, que lutou até o último minuto pelo crescimento da ACET. Todos os cursos da área estão hoje com um vazio no coração. Porque ela era o coração da ACET do CESUPA. Deixo aqui uma homenagem singela, mas muito sincera. E nem de longe a homenagem que ela merecia. Uma mulher para se admirar e amar. Profa. Conceição, esteja em paz. Sentiremos saudades.

4 comentários:

Paty Prates disse...

Essa minha tia sempre foi uma Guerreira sempre teve uma percepção além tempo, Independente, inteligente e de uma generosidade extrema.
Paty Prates ( SOBRINHA)

Marise Rocha Morbach disse...

Uma pena Yúdice, bela pessoa.

Yúdice Andrade disse...

Cara Paty, o grande valor de sua tia foi visto durante o velório, com a sucessão de professores, alunos e amigos, do passado e do presente, revezando-se numa homenagem final, mais do que merecida.
Paz para vocês. Como disse antes, que nossa querida Profa. Conceição continue cuidando de nós.

Anônimo disse...

Ela era grandiosa e especialmente com uma ALMA Pura!!! Obrigada por você também fazer parte da vida da minha titia Conceição tão AMADA.