sábado, 6 de julho de 2013

Consequências legislativas dos protestos

Para quem, como eu, estava curioso sobre as matérias que o Congresso Nacional aprovou no último mês, a maioria deles como consequência das manifestações populares por todo o país, eis aqui um levantamento feito pelo Congresso em Foco:


Vale lembrar que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou, também, em sessão do último dia 27, a PEC do trabalho escravo. Este item não constou da lista acima porque se trata de aprovação por comissão técnica, de modo que a tramitação continua.

Lembrem-se, ainda, deliberações em nível estadual e municipal, a maior parte delas determinando a redução de tarifas de transportes públicos. Por tudo isso, permanecerei repetindo, mormente aos reacionários: este país só avançará quando o seu povo decidir assumir um pouco, quanto possível, as rédeas de seu destino. Isso envolve participação direta nas deliberações dos titulares de mandatos eletivos.

A turma diz que isso é modismo, que já cansou, que já deu, mas é importante lembrar que os verdadeiros vilões estão só esperando a desmobilização. Eles sonham que tudo volte a ser como antes. Contam com isso. Então se parar agora, pode-se perder uma oportunidade e tanto. Deixem que o povo fale. Ainda estamos no estágio seminal de aprender a viver a democracia. Quando aprendermos, começaremos a fazer mais e melhor do que gritar nas ruas. Mas por enquanto, é o que dá para fazer. A verdadeira prova de fogo será no próximo ano, nas eleições.

Nenhum comentário: