sexta-feira, 17 de maio de 2013

Fãs valentes

Existe uma coisa no mundo que a Disney ama: dinheiro, claro. E para ganhar dinheiro a rodo, topa qualquer parada, inclusive não ser coerente com as suas próprias propostas. Foi assim que, há alguns dias, a empresa se envolveu em um imbróglio com os fãs e com Brenda Chapman, codiretora e corroteirista do longametragem Valente. Tudo porque, ao oficializar Merida como a 11ª princesa, pretexto para sair vendendo toda uma nova gama de produtos licenciados, promoveu uma re-estilização dos traços da personagem, tornando-a mais adulta e sensual.

Ocorre que o grande mérito de Merida era, justamente, não ser fútil, babaca e ridícula como a maioria das demais princesas. Trata-se de uma menina de 16 anos, cujo comportamento é compatível com uma menina de 16 anos: sequiosa de liberdade e autonomia, agitada, tenaz em suas preferências, capaz de fazer bobagens imensas sem pensar nas consequências e, de quebra, despreocupada com a aparência e avessa à possibilidade de os seus planos serem destruídos por um casamento arranjado.

Ao suprimirem seus traços infantilizados e sua atitude aventureira, transformando-a numa princesa com jeitão tradicional (uma mulherzinha à espera de um príncipe belo e forte), todo o esforço criativo do projeto foi atirado ao lixo. Especialmente porque a publicidade do filme foi construída sobre essas características peculiares. Que eu me lembre, a equipe levou 5 anos para chegar à aparência final da personagem.

Felizmente, nem tudo está perdido e o público caiu matando. Recorreram a um site de petições online e pediram que a Disney voltasse atrás. Pressionada, a empresa capitulou. Como boa sem vergonha, sem prestar nenhum esclarecimento. Apenas voltou atrás. Autocrítica? Claro que não. Ela foi ameaçada de boicote. No final, prevaleceu a aparência original de Merida, pelas mesmas razões financeiras que determinaram a mudança.

Motivo ruim, resultado bom. Ao menos isso. Parabéns aos manifestantes.

Saiba mais: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/lifestyle/2013/05/16/325990-apos-polemica-disney-retoma-versao-original-da-princesa-merida

Sobre o filme e minha aversão às princesas: http://yudicerandol.blogspot.com.br/2012/07/valente.html

Nenhum comentário: