sexta-feira, 10 de maio de 2013

Miséria que mata

Tem tudo para se converter num dos criminosos mais odiados do Brasil o homem que, na manhã de ontem, assassinou a facadas os três filhos, de 7, 3 e 2 anos. Preso por populares revoltados e por estes agredido, o pai assassino pode não ser exatamente o vilão que o caso sugere, à primeira vista. O motivo do crime: as crianças estavam passando fome. Desesperado, no sentido mais extremo da palavra, o homem matou os filhos e tentou se suicidar em seguida.

Segundo a delegada que preside o inquérito, Vanderlei Lima apresentou confusão mental enquanto confessava os delitos. Disse não querer mais ver os filhos passando fome, consequência de estar desempregado há muito tempo. Uma tia das crianças apareceu dizendo que ele já ameaçava os filhos há algum tempo.

O caso não pode ser encarado sob a ótica da perversidade individual, pura e simplesmente. Aliás, quando é que pode? Mas sempre me questiono que diabos este país faz com seus filhos, a ponto de sermos forçados a encarar notícias tão terríveis?

Nenhuma resposta a oferecer. Mas imagino que o desdobramento natural deste caso será pedir um exame de sanidade mental de Vanderlei, para saber se ele é capaz de responder por seus atos. Qualquer que seja o desfecho do caso, só temos a lamentar.

Fontes: 

Nenhum comentário: