Elizabeth Mendes de Oliveira, ou simplesmente Bete Mendes, atriz brasileira, natural do Município paulista de Santos, hoje com 64 anos e no ar, como Olívia, na novela Flor do Caribe. Atriz profissional desde 1966, tendo atuado em uma peça de teatro, 9 filmes e 45 programas de televisão, entre novelas, seriados e especiais.
Aos 18 anos, ingressou na VAR-Palmares (por onde também passaram Carlos Lamarca e Dilma Rousseff), organização de resistência à ditadura. Foi presa duas vezes. Depois disso, assumiu a carreira política e foi deputada federal por dois mandatos. Também exerceu funções junto ao Poder Executivo de São Paulo e Rio de Janeiro. Continua ativista dos direitos humanos. Torturada pela ditadura militar brasileira, não guarda ódio, considera-se feliz e quer trabalhar e viajar mais.
O tipo de pessoa que, por sua coerência e serenidade, nestes dias em que vivemos, merece ser lembrada e ouvida.
Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/atriz-bete-mendes-relembra-tortura-a-pior-perversidade-da-raca-humana.html
2 comentários:
Eu fui apaixonado por Bete Mendes. Ela atuava na novela Beto Rockfeller. Eu devia ter meus 13, 14, 15 anos. Ela era uma menina linda. E eu não sabia que enquanto filmava, também atuava clandestinamente, foi presa e torturada. Soube bem depois. Quando ressurgiu na Tv já estava com mais peso, outra pessoa, com certeza, resultado de todos os problemas que enfrentou. Hoje, admiro seu trabalho.
Como a Globo só tem para ela papeis secundários, a maioria do público só a vê como uma atriz bacana de outras épocas, quando na verdade ela tem muito mais a nos ensinar, inclusive sobre o nosso país.
Postar um comentário