terça-feira, 28 de maio de 2013

Grande atriz e grande ser humano

Elizabeth Mendes de Oliveira, ou simplesmente Bete Mendes, atriz brasileira, natural do Município paulista de Santos, hoje com 64 anos e no ar, como Olívia, na novela Flor do Caribe. Atriz profissional desde 1966, tendo atuado em uma peça de teatro, 9 filmes e 45 programas de televisão, entre novelas, seriados e especiais.

Aos 18 anos, ingressou na VAR-Palmares (por onde também passaram Carlos Lamarca e Dilma Rousseff), organização de resistência à ditadura. Foi presa duas vezes. Depois disso, assumiu a carreira política e foi deputada federal por dois mandatos. Também exerceu funções junto ao Poder Executivo de São Paulo e Rio de Janeiro. Continua ativista dos direitos humanos. Torturada pela ditadura militar brasileira, não guarda ódio, considera-se feliz e quer trabalhar e viajar mais.

O tipo de pessoa que, por sua coerência e serenidade, nestes dias em que vivemos, merece ser lembrada e ouvida.

Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/atriz-bete-mendes-relembra-tortura-a-pior-perversidade-da-raca-humana.html

2 comentários:

Edyr Augusto Proença disse...

Eu fui apaixonado por Bete Mendes. Ela atuava na novela Beto Rockfeller. Eu devia ter meus 13, 14, 15 anos. Ela era uma menina linda. E eu não sabia que enquanto filmava, também atuava clandestinamente, foi presa e torturada. Soube bem depois. Quando ressurgiu na Tv já estava com mais peso, outra pessoa, com certeza, resultado de todos os problemas que enfrentou. Hoje, admiro seu trabalho.

Yúdice Andrade disse...

Como a Globo só tem para ela papeis secundários, a maioria do público só a vê como uma atriz bacana de outras épocas, quando na verdade ela tem muito mais a nos ensinar, inclusive sobre o nosso país.