segunda-feira, 20 de maio de 2013

Lutando por um parque?

Mais um round na atuação da mídia em torno de um empreendimento incerto e controverso. Aquela coluna de negócios, ontem, além de anunciar pela enésima vez a inauguração de certos estabelecimentos, saiu-se com esta:

A luta para transferir para outro local a pista do Aeroclube, hoje no coração da cidade, é antiga, oficialmente desde 1989, na Câmara, por iniciativa do então vereador Nelson Chaves. Só que agora a campanha volta à tona ganhando a cada dia adesões importantes. Local ideal para um grande parque da cidade.

Então vamos às ponderações:

Admito minha ignorância em relação a essa "luta" ou "campanha" para desalojar o Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira (e não apenas Aeroclube, como redigido). O que tenho dito, aqui no blog, é de minha percepção quanto a setores da imprensa estarem plantando ideias na cabeça das pessoas em geral, para favorecer a indústria da construção civil. Que esse movimento tenha começado há muito tempo, na Câmara Municipal, não faz a menor diferença: quantos vereadores você já conheceu cuja única razão de seus mandatos era se dar bem, intermediando interesses privados? Não digo que era o caso de Nelson Chaves, do qual nada sei. Meu argumento é que ingerência de vereador, por si só, não confere dignidade a causa alguma.

Se a tal campanha angaria "a cada dia adesões importantes", por que nenhuma dessa adesões foi nominalmente citada, a fim de sabermos do peso e da hombridade de seus adeptos?

Mas o que realmente me impressionou foi a afirmação de que o objetivo de remover o aeroporto é instalar, no local, um parque! Um grande parque! De repente, não mais que de repente, a campanha é para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas! Você acha que eu acredito? Um parque totalmente acessível ao público, em vez de ser mero paisagismo de empreendimentos privados, uma torre aqui, outra ali, piscinas e saunas cercadas de muito verde? Duvido.

Até porque, se o objetivo fosse mesmo esse, a mídia de negócios não estaria minimamente interessada.

Antecedentes:

  • http://yudicerandol.blogspot.com/2013/04/uma-nota-inocente-sobre-um-perigo.html
  • http://yudicerandol.blogspot.com/2013/05/uma-materia-inocente-sobre-um-perigo-ja.html
  • http://yudicerandol.blogspot.com/2013/05/nao-privatizacao-da-sacramenta.html

4 comentários:

Anônimo disse...

Mas pôxa, Yúdice, quem sabe a ideia vinga, quem sabe se está a plantar uma semente? Daria um belo "Central Park".

Fred

Anônimo disse...

POis é,Yudice, eu já estou ficando chata de tanta falar esse assunto no seu blog. Mas como moradora por mais de 35 anos do entorno do Aeroclube do Pará, confirmo que os olhos sobre essa área é antiga, mas como não havia o boom imobiliário, eles recuaram. Estão voltando à carga toda, até inspeção no hangar da Kovacs Taxi Aéreo eu já presenciei e caso eu tivesse fotografado, poderia aqui nomina-los. Mas eu acho que o mistério pode ser desvendado ao se descobrir quem adquiriu o terreno do hangar da massa falida da Taba, localizada na Dr. Freitas e de costas para o aeroporto. Como você é advogado, taí uma pista a ser investigada junto a Justiça do Trabalho. A conversa do parque surgiu após uma entrevista do Paulo Chaves, mas no governo Ana julia correram boatos que ia ser um conjunto habitacional. Sou a favor de um parque, nos moldes do Bosque, porque a nossa Belem tem uma das menores proporções habitante por área verde do Brasil. Logo, é um déficit a ser pago em benefício

Cléoson Barreto disse...

Olá!
Utilizar aquela enorme área para fazer um parque, com espaços para corrida, caminhada, ciclismo, piqueniques e outras coisas do tipo, com bastante área verde seria, na minha opinião, sensacional. Esta cidade precisa muito de uma área assim. Algo como um Parque do Utinga bastante melhorado. Mas não consigo acreditar que os políticos que temos, aliado à sanha por dinheiro da construção civil, teriam qualquer interesse em que um empreendimento assim fosse feito para a população.
Um abraço.

Yúdice Andrade disse...

Daria um parque magnífico, Fred e Cléoson. Justamente por ser uma ótima ideia, ninguém aqui se interessará em torná-la real...

Não estás ficando chata, não. Foi apenas a segunda vez! Além do mais, interessa-me conhecer a opinião de quem está diretamente sob a influência daquela área e tem interesses comunitários a respeito.