sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um pouco de sensatez

Enquanto os brasileiros insistem no erro, os ingleses mostram mais clareza e convicção. Reportagem do jornal "Guardian" elogia os brasileiros por estarem protestando contra os gastos excessivos com eventos esportivos, que classifica como "extravagância", enquanto naquele país o povo se manteve inerte.

O texto do jornalista Simon Jenkins tem um trecho contundente, que merece destaque, para responder a babacas notórios como Pelé e Ronaldo "Fenômeno": "Todo mundo sabe que o 'dilúvio de promessas' que as nações sede recebem sobre legado é uma bobagem". E exemplifica com o caso de Toronto, que teve gastos bilionários, "não fez nada pelos pobres e devastou a economia local por um ano".

É nisso que os deslumbrados brasileiros precisam pensar. Ficam falando nas maravilhas das mil e uma noites que a copa e as olimpíadas proporcionarão, mas será que proporcionarão, mesmo? Além de obras de infraestrutura, o que mais fica de um evento que dura só alguns dias?

Eventos esportivos são como a atividade de mineração: são extremamente lucrativas e alguém vai ganhar muito dinheiro. Mas não será você. Alguém de fora vai lucrar absurdamente, a partir de investimentos feitos com recursos públicos (BNDES, p. ex.), mas a população diretamente atingida vai ficar só com os buracos e demais danos ambientais e sociais.

2 comentários:

Tiago Damasceno disse...

Esses eventos esportivos só ratificam o verdadeiro desejo do povo brasieiro: pão e circo! Muito embora eu goste de futebol, assista e frequente os estádios, fico perplexo quando alguém(desavisado) ainda diz assim: essas construções ficarão para o povo brasileiro desfrutar. Que povo? O meu amado time Corinthians que terá uma casa novinha em folha para os seus cartolas administrarem? Ou a bela cidade de Manaus que terá um estádio para mais de 60 mil pessoas, sendo que seu público em jogos nunca passou de 15 mil.?
Caro Yúdice, quando comentarás a “onda“ de protestos? Acesso o blog desde a primeira manifestação esperando abordares esse assunto.

abraços

Yúdice Andrade disse...

Tiago, eu sou meio invocado com os temas sobre os quais todo mundo está falando, então não me imaginei escrevendo sobre as manifestações, embora tenha deixado impressões sobre temas transversais. Acabei de fazer uma postagem nesse sentido.