terça-feira, 22 de maio de 2012

Adaptação

Uma poltrona, música tocando (de preferência relaxante), um bom livro e, se for possível, uma Coca-Cola e um tira-gosto. Não, esta não é a minha descrição de um dia desocupado e relaxante em casa. Esta é a minha sugestão para os dias normais de trabalho, aqui em Belém, dentro do carro.

Praticamente imobilizados como nos encontramos (e não me refiro especificamente às obras sem planejamento do prefeito-desastre, mas à situação da cidade como um todo), o jeito é buscar uma forma de suportar a realidade, sob pena de morrermos de apoplexia.

Passamos cada vez menos tempo em nossas casas e mais no trabalho e no trânsito. E no trânsito estamos especialmente limitados, espremidos num habitáculo e sujeitos a aborrecimentos e riscos. Então o melhor é relaxar e ganhar tempo. Pessoas como eu, que precisam estudar ao menos um pouquinho a cada dia, perderão menos tempo sacando um livro durante os intermináveis minutos de engarrafamento ou as longas esperas para que o sinal abra de novo, para que o depravado que fechou o cruzamento dê passagem e por aí vai.

Por favor, não se esqueça de puxar o freio de mão. E não se esqueça: mesmo no engarrafamento, a atenção difusa do condutor é essencial. Você não está em casa, muito menos deitado numa rede. Então preste atenção!

Nenhum comentário: