segunda-feira, 28 de maio de 2012

Não recebo cartas do DETRAN

Este ano, não recebi o boleto para pagar o licenciamento anual do meu carro. Imprimi pela Internet e fiz o pagamento. Como qualquer um faria, claro, marquei a opção receber o documento em casa, pelos correios. Isso faz incluir uma tarifa de R$ 9,20 na sua conta, já elevada, a título de serviços bancários. No entanto, o documento não chegou. Lembrei que, em 2008, quando renovei minha habilitação, também não recebi o papel e precisei procurá-lo no DETRAN.
Antes que alguém me pare numa blitz e me ponha em apuros, decidi fazer procuração naquele órgão estadual, que dispensa apresentações. Meu documento estava lá, devolvido ao remetente pelos correios devido à incorreção de um único item no meu endereço: no número da casa, onde deveria haver um 6, alguém pôs um 8. Resultado: "Não existe o número indicado."
O engraçado é que, por incontáveis vezes, meu endereço foi escrito errado. Consumidores que somos de produtos adquiridos através de comércio eletrônico, já passamos por isso um sem número de vezes. E o carteiro ou entregador sempre dá um jeito de nos achar. Toca a campainha, pergunta se é ali que mora o fulano e... encontra o que procurava! Isto acontece sempre, menos em se tratando de DETRAN. Parece que existe um carteiro exclusivo para as correspondências do órgão de trânsito e que trabalha com o mesmo padrão de eficiência.
Na imensa fila onde cidadãos pagadores de taxas de serviços bancários esperam quase uma hora de pé, sem qualquer conforto, um homem esbravejava sobre o DETRAN ser uma fábrica de dinheiro: você paga para receber seus documentos em casa, mas precisa ir buscá-los lá mesmo assim. Não sei se o problema dele também é um dígito incorreto.
Enquanto isso, o prédio feio e sujo exala o suor das centenas de pessoas que se amontoam por lá, enquanto servidores brincam de simular o clichê da repartição pública onde todos se esforçam por ser o mais lentos e irritantes possíveis. Um único servidor atende a fila imensa, em substituição à moça que saiu e voltou muito mais tarde. Há uma segunda moça na sala, mas ela apenas se levanta de vez em quando para procurar um ou outro documento nos arquivos; dá informações com ar de desleixo e indica a fila vergonhosa. Uma simples senha e cadeiras fariam muita diferença. E a efetiva prioridade aos idosos, que só são atendidos se tomarem a iniciativa de pedir atenção.
Um terceiro servidor adentra a sala, mas fica apenas olhando. Homens que aguardam atendimento perguntam se ele foi ajudar ou atrapalhar, quando o veem conversando com o colega. Este acha que é brincadeira e ri, animadão. Curiosamente, as mulheres não riem: ao menos lá, são sempre as servidoras mais antipáticas.
Deus te livre de precisar daquela bodega.

4 comentários:

Vera Cascaes disse...

Yúdice,
Nosso carteiro "invocado" deve ser o mesmo... Jamais recebemos o boleto, mas o documento já pago, esse vem normalmente.
E no nosso endereço está tudo ok.
Parece que a missão é não encontrar o destinatário, a qualquer custo.
Isso ocorre há muito, e com muitos...Mas a direção não se interessa por essas "bobagens".

caio disse...

Haha, precisei há 2 semanas. Tive de tirar 2ª via da CNH...

Chego lá e noto que tem cem senhas na frente da minha... sempre pode piorar: eram 200, errei a conta - peguei a 11#, estava na 9##...

Foram três horas até ser chamado. Aí a servidora me orienta: "pague no Banpará, tire a digital e receberás a carteira em UMA HORA".

Primeiro que, pelos tais serviços bancários, o boleto estava uns 5 reais mais caro do que o informado no site do DETRAN. Não era o meu caso, mas imagina quem vai com o dinheiro contado e sem cartão?

Depois de tirar as digitais, o funcionário diz: "leva o comprovante no setor X e aguarde lá, que receberás a CNH em até uma hora e meia."

Chego no setor X, apresento o comprovante e o funcionário de lá diz: "espere ser chamado. Leva entre 1 hora e meia e 2 horas."

Bom, foi 1 hora e meia mesmo. Acrescente uma chuva torrencial que começou dez minutos antes de eu ser chamado, e as obras do BRT. Saí de casa às 7, cheguei depois das 13. É muito bom ter um celular com internet, olha...

Yúdice Andrade disse...

Caríssima Vera, o povo lá na fila enorme estava pensando - e dizendo - coisas semelhantes. Que tal uma CPI dos carteiros vinculados ao DETRAN?

Caio, eu preciso mesmo é de um celular que venha com paciência! Mas, sem dúvida, a internet ajuda bastante...

Anônimo disse...

Acontece o mesmo comigo. Nunca recebo em casa e acabo tendo de ir buscar lá no DETRAN.


Victor Picanço