domingo, 13 de maio de 2012

Caixa de abusos

Tudo bem, já entendemos que a Caixa Econômica Federal, hoje apenas "Caixa" para fins de fixação da marca, está realmente disposta a conquistar mercado e, inclusive, captar clientes dos concorrentes.

Começou com uma agressiva política de redução de juros, que contou com a beleza de Camila Pitanga, para chamar mais atenção. Bastou um dia e outros bancos, públicos e privados, foram na corda, deixando bem claro que podem cobrar menos e não o fazem porque são, pura e simplesmente, os maiores descendentes de rameiras que existem no universo.

Não precisava, entretanto, chegar ao abuso de deliberar pela abertura de 500 agências pelo país afora, em pleno sábado (ontem, dia 12), só para oferecer crédito. Em primeiro lugar, questiono a demanda: será que há mesmo tantas pessoas desesperadas por conseguir crédito junto à Caixa, que precisassem desse dia adicional? Em segundo, questiono o abuso de escorchar ainda mais uma categoria profissional já tão sofrida como a dos bancários.

Coagidos pelo excesso de trabalho, pelas atividades impopulares, pelo elevado grau de responsabilidade, pelo péssimo atendimento ofertado aos clientes e (dá-lhe, capitalismo!) pela necessidade de cumprir metas, os bancários ainda se viram constrangidos a trabalhar num sábado, o tal dia em que até Deus descansou. E isso para quê? Só consigo pensar numa coisa: fechar contratos desviando clientes dos bancos concorrentes. Uma prática desleal com os pares e calhorda com os funcionários.

Em São Paulo, o sindicato conseguiu uma liminar para manter fechadas as 48 agências atingidas. O vai e vem judicial, contudo, gerou dúvidas e ainda maiores insatisfações. Tudo isso poderia ser evitado não fosse a ganância.

Os consumidores queremos uma melhor política creditícia, senhores bancos. Mas chega de penalizar o trabalhador. Se o banco não respeita nem os seus "colaboradores", que dirá nós, que somos apenas o gado utilizado para produzir grana!

Um comentário:

REI DA SUAZILÂNDIA disse...

É tudo isso aí mesmo, amigo!...Mas deixe eu comentar por favor...?!Essa Camila pitanga tá o E do parangolé com essa saia bege...ô mulher gostosa, rapá!