quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Demonização do "juiz social"?

No dia em que vou falar um pouco sobre criminalização dos movimentos sociais, objeto de estudo do grupo de pesquisa que coordeno no CESUPA, tomo conhecimento de um estranhíssimo caso no qual um juiz federal do Amapá foi demandado em processo disciplinar perante o Conselho Nacional de Justiça. As acusações contra ele são: atrasos nas audiências, excesso de audiências, chamamento ao processo de quem não é parte, descumprimento de decisão judicial com trânsito em julgado, atuação política e denunciação caluniosa.

Mas eis que um Procurador da República com conhecimento pessoal de alguns fatos e seus protagonistas resolveu escancarar o caso, dizendo que o juiz João Bosco Costa Soares estaria sendo perseguido por ser honesto e se preocupar demais com questões sociais.

Nada sei sobre os fatos e, por isso, não terei a leviandade de tecer comentários. Mas como o procurador Manoel Pastana afirma que "este caso precisa ser conhecido pelos profissionais e acadêmicos da área jurídica, bem como pelos cidadãos que se preocupam com a Justiça", resolvi repercutir. Os interessados podem ler a notícia, inteirar-se melhor do caso e assim formar melhor opinião.

Aliás, não é a primeira vez que menciono Pastana aqui no blog. Ele é paraense da Ilha do Marajó, tem uma história de superação pessoal, mas já conquistou as suas próprias inimizades. Abaixo, o conjunto de quatro postagens que lhe dizem respeito:

  • http://yudicerandol.blogspot.com.br/2012/05/estardalhaco-juridico-parte-1.html
  • http://yudicerandol.blogspot.com.br/2012/05/estardalhaco-juridico-parte-2.html
  • http://yudicerandol.blogspot.com.br/2012/05/estardalhaco-juridico-parte-3.html
  • http://yudicerandol.blogspot.com.br/2012/05/estardalhaco-juridico-parte-4.html

Nenhum comentário: