sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Rorschach

Muito legal o doodle do Google de hoje. Trata-se de uma homenagem ao 129º aniversário de Hermann Rorschach, psiquiatra suíço (1884-1922) que pesquisou sobre o tema psicodiagnóstico.

O teste de Rorschach, baseado na interpretação que o analisado dá a imagens aparentemente abstratas em um papel, formadas por manchas simétricas de tinta, é muito conhecido.

Pessoalmente, gosto muito de psicologia e me interessa esse tipo de assunto. Mas olhei as diferentes imagens que se sucedem no doodle e não me decidi sobre o que poderiam representar. Será que há algo de errado comigo? :)

2 comentários:

caio disse...

Lembrei de uma postagem bem antiga sua em que, numa foto de um cachorro, enxerguei algo meio diferente, rs. Abraços, professor!

Yúdice Andrade disse...

Consegui a proeza de me recordar do fato, Caio. A postagem foi esta aqui: http://yudicerandol.blogspot.com.br/2011/02/ha-dias-em-que-nos-sentimos-assim.html

Fotografei um cachorro encolhido na chuva, na rua de casa, mas enxergaste um homem de lado, usando boné e com uma lanterna na mão! Gastei um tempo tentando entender a tua perspectiva e me recordo que consegui imaginar um homem ali, sim. Mas minha análise era prejudicada por saber exatamente o que estava registrado ali.