terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sweetie e os predadores

Este rosto que você vê ao lado pertence a uma menina sobre a qual se podem dizer quatro coisas: atende pelo nome Sweetie, tem 10 anos, é filipina e não existe. Não existe no mundo real, mas tão somente no virtual. Foi criada pela ONG Terra de Homens para servir de armadilha para pedófilos da internet.

O resultado foi que dezenas de milhares de tarados em 65 diferentes países interagiram com a "criança", dispostos a pagar para que ela se exibisse pela webcam em atitude sexual. Como diz a matéria, mil dentre eles foram facilmente identificados, com nomes, endereços, números de telefone e fotos. As informações foram repassadas às autoridades, Interpol inclusive.

A iniciativa isolada demonstrou a situação caótica deste mundinho e a baixa capacidade, até mesmo o baixo interesse em coibir abusos sexuais, notadamente contra crianças.

Tomo conhecimento deste caso algumas horas após saber que, consoante dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2012, o número de estupros supera o de homicídios dolosos no Brasil. Na verdade, esta informação não era exatamente novidade para mim, posto que trabalho no Judiciário há 10 anos e, por aqui, o número de processos sobre crimes sexuais sempre foi maior do que os casos de homicídio. Agora vejo que a realidade brasileira não difere do recorte paraense. Mas o anuário também indicou o crescimento de quase 20% nas ocorrências no espaço de apenas um ano.

Vale lembrar que os crimes sexuais estão entre aqueles que mais produzem a chamada cifra oculta, devido ao elevadíssimo índice de sub-notificação, porque as próprias vítimas, por medo ou vergonha, muitas vezes preferem não comunicar as autoridades. Ou seja, a realidade é muito pior do que o declarado. Há quem diga que os casos notificados não representam nem metade do verdadeiro número de crimes. Aterrorizante.

Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, não gostou dos números e conclamou as mulheres para a "tolerância zero" com o estupro e conclamou o poder público, em todos os níveis federativos, e a sociedade em geral para participar do esforço de combater essa covardia. Eu topo. Onde assino?

Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/11/menina-virtual-identifica-mil-suspeitos-de-pedofilia.html

Nenhum comentário: