quarta-feira, 16 de maio de 2012

Posse na Academia Paraense de Música

Inspirada no modelo das Academias de Letras, em 30 de maio de 1981 foi fundada a Academia Paraense de Música, pelo maestro e compositor Waldemar Henrique. Com as conhecidas dificuldades para divulgação da cultura neste Estado, a instituição suspendeu suas atividades em 1988, mas voltou a se organizar a partir de 2010.

Em solenidade ontem à noite, tomaram posse na academia seis novos componentes, sendo quatro "imortais" e dois colaboradores. Entre os quatro novos acadêmicos estavam dois filhos do maestro e compositor Wilson Fonseca, o renomado Maestro Isoca, de Santarém (também ele um imortal): o primogênito, José Wilson Malheiros da Fonseca e José Agostinho da Fonseca Neto, este pai de minha esposa, que também é maestro e executou duas composições de seu pai. Os outros dois acadêmicos são a professora Hilda Valente Azulay e o maestro Luiz Pereira de Moraes Filho, conhecido como Pardal. Os colaboradores são Joel Costa e Urubatan de Castro.

A cerimônia, que obviamente foi marcada também por um pequeno concerto, aconteceu na Sala Ettore Bosio, da Fundação Carlos Gomes.

***

Como sempre acontece com questões locais, é difícil encontrar informações sobre a APM na Internet. Você pode ter alguma ideia aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Tinho e ao José Wilson pela posse na academia paraense de música. Eles merecem isso e muito mais. As músicas de seu Isoca devem ser divulgadas muito mais aqui em Belém pois tem coisas lindíssimas feitas por ele.

Yúdice Andrade disse...

A família Fonseca está muito feliz, sem dúvida, das 11h28. Não se pode ignorar que existe um legado musical com esse sobrenome, que longe de terminar continua a se renovar, como p. ex. na pessoa de meu cunhado, recentemente bacharelado em música pela UEPA e agora maestro adjunto da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz.
Se houvesse investimentos verdadeiros na cultura, quanto mais esses artistas não poderiam produzir para o Pará, para a arte, para a humanidade?

Anônimo disse...

Tem mais um membro da família Fonseca na Academia Paraense de Música. É o Vicente Malheiros da Fonseca que faz parte da nova diretoria da entidade.
Vejam a notícia neste link:
http://uruatapera.blogspot.com.br/2012/05/amantes-da-musica.html
E o legal é que além do mestre Izoca, a tradição já vem desde antigas gerações, como se observa da pesquisa na internet, onde encontrei esta nota na coluna da Esperança Bessa no DiárioOnline. Vale a pena conferir:
Amanhã, o desembargador federal do Trabalho Vicente José Malheiros da Fonseca toma posse como um dos novos membros da Academia Paraense de Música. Ele ocupará a cadeira nº 24, cujo patrono é seu avô, José Agostinho da Fonseca, e o primeiro ocupante foi seu pai, Wilson Fonseca, o saudoso maestro Isoca.
Basta acessar:
http://www.diarioonline.com.br/agito-interna.php?nIdColuna=646
Parabéns a essa família tão talentosa.

Anônimo disse...

Por falar na Academia Paraense de Música, recomendo a leitura deste discurso, para orgulho dos paraenses:
http://ercioafonso.blogspot.com.br/2011/06/discurso-de-posse-proferido-por-vicente.html
Eis a íntegra do discurso::
http://omocorongo2.blogspot.com.br/2011/06/discurso-de-vicente-fonseca-na-apm.html