quinta-feira, 24 de junho de 2010

Novo procedimento contra a obesidade

Interesso-me muito pelos avanços científicos na área de saúde, porque me importo com o bem estar e a qualidade de vida das pessoas — inclusive a minha, claro, já que meus hábitos sedentários não são lá muito saudáveis.
Foi com satisfação, portanto, que tomei conhecimento de uma pesquisa brasileira, realizada na Universidade de São Paulo, que pretende combater aquele que é frequentemente citado como um dos grandes problemas médicos deste século: a obesidade.
A manga endoscópica, como está sendo chamada, é uma prótese que diminui a absorção dos alimentos, o que provoca efeitos similares a tê-los ingerido em menor quantidade. Tudo isso sem os ônus da cirurgia bariátrica, o que torna a técnica muito menos perigosa. O que não significa, contudo, que seja um procedimento simples. No atual estágio das pesquisas, não se conhecem sequer os riscos que o implante pode trazer.
Mas a ciência se justifica por isso: criar condições para que as pessoas possam viver melhor, embora nem todos os caminhos se revelem seguros, no final das contas. Mas sem pesquisar, não há como saber.
Sucesso aos pesquisadores. Que possam ter boas notícias tão brevemente quanto possível.

5 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Melhor receita contra a obesidade: fechar a boca e malhar muito. Sai muito mais barato e é mais saudável que mutilar o corpo.
Portanto, mudar os hábitos alimentares e praticar exercícios não é segredo nenhum, nem se precisa de endocrinologista para levantar da cama, parar de tomar Coca-Cola com hambúrguer e começar com uma caminhada básica. Todos os dias. Basta ter paciência, perseverança, força de vontade... Vejo tantos jovens, bem mais jovens do que eu (43), que sequer aguentam uma corridinha para pegar o ônibus, ou ainda subir dois lances de escada. Alguns não conseguem amarrar os sapatos sem bufar em busca de ar. Tão jovens. E onde está o problema? PREGUIÇA.
Não compreendo quando as pessoas não entendem que podem morrer pela boca, e buscam um "atalho" para ficar de bem com a vida. Na maioria das vezes me parece mais uma doença mental, um caso para psiquiatria ou psicologia para os mais ansiosos.
Malhar é o melhor remédio. Até o sexo melhora, e de carona a autoestima.

Yúdice Andrade disse...

Não há dúvida de que a maneira mais eficaz e segura para perder peso é aderindo a uma boa educação alimentar (se não houver nenhuma distúrbio endocrinológico). Feito este diagnóstico, a questão passa a ser: é mesmo assim tão simples parar de comer?
Para comparar, provoco: qual é o único meio 100% eficaz de uma mulher não engravidar? Abstinência sexual, claro. Proporemos isso a alguém?
Quando meu irmão era obeso, nada o deixava com mais ódio em relação ao tema do que dizerem que perder peso era fácil, que bastava fechar a boca. Acompanhei-o em uma consulta com um endocrinologista - aliás, acompanhei sua vida - e aprendi que a coisa estava longe de ser simples e não se resumia a uma questão de força de vontade.
Hoje, eu mesmo padeço com essa questão. Penso que o meu problema maior é o sedentarismo, não a alimentação, porque não sou um glutão e adoro uns alimentos bem saudáveis - peixe, p. ex., que pode ser grelhado ou cozido sem problemas.
No meu caso particular, acredito que a força de vontade resolveria. Mas no meu caso. Não estendo essa conclusão às demais pessoas.

Frederico Guerreiro disse...

Deixo um convite a uma corridinha pela Av. Santarém (salvo trabalho com peso). Depois de alguns dias, vai dar uma fome danada, mas terá que suportar. Teu corpo vai começar a te comer por dentro (TE COMER!!! É ISSO MESMO!!!). É uma loucura. Nem vai dormir direito. Dá dó de ver. Mas tem de aguentar. Esse é o sacrifício. Esse é o preço. Tá a fim de pagar? Garanto não vais te arrepender.
Tenho 43 e tô numa forma física de dar inveja a garotão de 23. Já fui a Salinópolis, Mosqueiro, Barcarena, Cotijuba etc., de bicicleta. E vou te contar um segredo: eu dou meus traguinhos quando tomo uma cervejinha no final de semana. E tô enxuto. Sem culpa.
Vai encarar? Vamos nessa, meu amigo. Te dou uma força. Vem comigo.
Não aceito desculpa. Seria um prazer muito grande ter o Yúdice como meu parceiro na malhação. Arrume um jeito.
Te aguardo.
Abraço
Fred

Frederico Guerreiro disse...

Ah, antes que eu me esqueça, a melhor forma de não engravidar a mulher é ter consciência depois do primeiro ou segundo filho (ou antes mesmo de nenhum). Sexo é maravilhoso. O amor é sublime. Mas não se pode confundi-lo com sexo. Planejamento familiar é o segredo. Filho é maravilhoso quando é pequeno, bebê. Depois, é só responsabilidade (tenho um de 22 que anda de moto (e bebe) e uma de 16 que tá começando a querer ralhar comigo - botar as maguinhas de fora). Mas só se aprende a lidar com isso tomando consciência da própria realidade. É a vida.
No próximo dia 04 de julho completaremos (eu e a Déb) 24 anos de casados. E estamos cada vez mais felizes um com o outro; parece que nos conhecemos ontem. E por quê? Por que nos cuidamos. Por que nos amamos alucinadamente e somos cúmplices de nosso erros.
E qual o segredo? Seja amigo de sua mulher, de sua amada. Seja cúmplice. Cuide-se e ela cuidará de você. Eu "a garantcho".
Abraço

Yúdice Andrade disse...

Quando eu voltar de viagem podemos conversar sobre isso, Fred.