segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Comemore com os alunos

Do comentarista Roberto Barros, sobre a postagem "Dia do professor" deste ano:

Em países nos quais o professor é valorizado, o dia do professor é comemorado na escola e com os alunos. Neste dia o professor é homenageado e se relaciona de uma outra maneira com os estudantes. No Brasil, onde temos a tendência de simplificar e banalizar tudo para o pior, tornar o dia do professor feriado apenas deprecia a significação do educador e da educação. Com respeito a esta, o Brasil está na contra mão de todos os países que lucram com ela. Nossas escolas não ensinam (Por exemplo outro idioma ou o nosso mesmo) e o vestibular banaliza todo o aprendizado, transformado-o em algo pragmático no pior sentido. Com isso somos pouco competitivos mundialmente, pois produzimos reprodutores e não criadores (algo como ler e repetir artigos da constituição e não saber os seus fundamentos teóricos, históricos etc...). Daí a nossa dependência técnica e cultural e grande parte da nossa desvantagem. Tudo isso sem falar no círculo vicioso da má qualidade do ensino: Professor mal remunerado = profissão desinteressante = concorrência de baixa qualidade = maus alunos se tornam professores, devido a baixa concorrência e assim as exceções não são suficientes. Há muita gente por aí que se diz professor, mas que apenas vê a educação como fonte de renda e não como responsabilidade social. O resultado disso é o Brasil, com milhões de ináptos. Com ou sem diploma.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Yúdice,
obrigado pelo destaque, que eu gostaria não ser merecido, pois apenas falei do óbvio para qualquer pessoa que se interessa pelo tema. Bom seria se os brasileiros percebessem o absurdo da carga tributária do país e que, até mesmo devido a ela, eles tem direitos que não apenas não são respeitados como obliterados. Mas estes recursos são tragados por uma máquina administrativa escrachadamente corrupta, sustentada por um sistema eleitoral injustificável, calcado em um populismo imediatista nefasto.
O Brasil é um país rico, bastante até, mas de futuro social incerto.

Educação verdadeiramente eficiente (qualitativa) não um tema importante no Brasil.


Com os melhores votos

Roberto.

Yúdice Andrade disse...

Tens razão mais uma vez, Roberto. Mas enquanto essa for a realidade brasileira, é essencial que tenhamos visões lúcidas e comprometidas como a tua.