quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Sistema concebido para punir

Leia com atenção esta descrição:

"Absolvições ainda são vistas como uma falha da Justiça. Penas brandas dificilmente são aceitas pelo Ministério Público. A Polícia ainda tortura para conseguir confissões e alguns acusados, sabendo da estrutura judicial, confessam crimes que não cometeram para encurtar o sofrimento."

Que país possui um sistema de justiça criminal com estas características? A resposta é: Rússia. A conclusão é do Conselho da Europa, entidade de defesa dos direitos humanos com personalidade jurídica de direito internacional (não confunda com Conselho da União Europeia).

Mas se por algum instante, principalmente se foi a sua primeira ideia, passou pela sua cabeça que a resposta seria "Brasil", então esta postagem atingiu o seu objetivo.

Fonte: http://www.conjur.com.br/2013-nov-13/justica-russia-moldada-punir-aponta-relatorio-conselho-europa

2 comentários:

Anônimo disse...

Para mim não é surpresa, pois através dos grandes romances russos como Guerra e Paz e Os Irmãos Karamazov, vi grande semelhança da sociedade russa do seculo XIX com a brasileira da mesma época. Estão lá: o grande proprietário rural, a elite despreparada e descompromissada, os servos (ou escravos), os burocratas e os que sofrem as desgraças da sociedade opressora e desigual. Mesmo depois da experiência russa da sociedade estratificada e o avanço do capitalismo no caso do Brasil, as mazelas aparecem como almas penadas que se recusam a abandonar o estágio atual de desenvolvimento.

Yúdice Andrade disse...

Muito obrigado pelo comentário, das 16h55. Vou repercutir.