terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Cumprimento das leis

O vereador Sahid Xerfan propôs a criação de uma comissão, na Câmara Municipal de Belém, para fiscalizar o cumprimento das leis municipais. Sua preocupação tem por base, dentre outros, os problemas de ocupação irregular de logradouros públicos. Excelente ideia, que merece os nossos elogios.
Por outro lado, o problema do Brasil, como um todo, e o de Belém, em particular, não é falta de leis e nem mesmo de infraestrutura para fiscalização. Legem habemus até demais. Quanto à fiscalização, é óbvio que em muitos setores ela é altamente deficitária ou quase inexistente, por exemplo no que tange à proteção das imensas florestas amazônicas ou controle de fronteiras. Todavia, para controlar o que é feito de nossas praças e ruas, temos polícia, Guarda Municipal, CTBel e fiscais da SECON o suficiente. Uma comissão de vereadores, definitivamente, não mudará o panorama. Aqui é a casa da mãe Joana e, enquanto essa mentalidade não mudar, pode botar o fiscal que quiser.
No máximo, essa comissão servirá para cobrar do Poder Executivo maior empenho no cumprimento de suas responsabilidades, inclusive lançando mão de expedientes como responsabilidade por omissão. Afinal, a inércia e inoperância do Poder Público são as marcas maiores da questão. Se fizer ao menos isso, já terá valido a pena.

4 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Corroboro: aqui é a casa da mãe Joana. O pior: não darão conta. Afundaremos. Mas não sem antes melhorar um pouquinho (rsss).

Yúdice Andrade disse...

Certo, Fred, vamos melhorar mais um pouquinho...

Anônimo disse...

Salve Yudice!
Parabéns pela iniciativa do blog. Já é sucesso.
Não resisti a tentação de lembrar da Lei do Silêncio. Dela não se fala nada...

Yúdice Andrade disse...

Salve, Waldir Cardoso, médico, ativista ambiental e pai da Wirna (dessas três citadas, a maior de suas virtudes)! Na verdade, ao escrever o texto, pensei na lei do silêncio, que seria um dos melhores exemplos, mas não quis citar por falta de dados. Mas agradeço a lembrança e suas gentis palavras. Um abraço.