quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Informações que eu procurava

A coluna Repórter Diário de hoje sacia uma curiosidade minha e publica o seguinte:

Os assaltantes fizeram opção preferencial pelo Umarizal. Em pouco mais de duas semanas foram assaltados, naquele bairro, casas como Cia. Paulista de Pizza, a Xícara da Silva, Twist Burger, Armazém Santo Antônio, Kamicase, Trattoria San Genaro e Picanha & Cia. Vários, descrentes de providências, nem procuram a Polícia.

Eles sabem
Um empresário maranhense que estava entre as vítimas no assalto à San Genaro estranhou a atitude da Polícia ao registrar queixa. Ele foi surpreendido com a pergunta de um policial: “Não era um grupo de cinco homens e uma mulher”? Alarmado, ele indaga: se a Polícia sabe quem são por que não faz policiamento, pelo menos no Umarizal? A julgar pelas informações, é a mesma turma que vem fazendo esse roteiro nos restaurantes.

Contaram? Sete importantes estabelecimentos comerciais, em apenas duas semanas — fora os menores, que entram naquilo que chamamos "cifra oculta" da criminalidade, casos que não chegam ao conhecimento das autoridades, não entram nas estatísticas e jamais serão punidos.
Note que são estabelecimentos muito próximos, revelando nitidamente uma área de enorme risco. Se algum leitor não conhece Belém, para ter ideia da pequena zona geográfica a que me refiro, um circuito completo poderia ser vencido em poucos minutos assim: da porta do Armazém Santo Antônio (que na verdade fica no bairro de Nazaré), segue-se pela Quintino, dobrando p. ex. na Boaventura (três quarteirões) para chegar à Doca (um quarteirão). Entrando na Waldenkolk (um quarteirão) pela Jerônimo Pimentel (quatro quarteirões) , chegamos à San Gennaro e, metros à frente, à Picanha e Cia. Mais um quarteirão e estamos na Diogo Móia. Dobrando à esquerda, está o Kamicase. Basta retornar pela mesma rua e se chega à Doca (um quarteirão e meio). Também um quarteirão e meio depois, temos a Cia. Paulista de Pizza. Fazendo o retorno à esquerda, uns 50 metros adiante, em um minutinho se está na Xícara da Silva. Aí basta terminar a Doca, convertendo à esquerda, naturalmente, para se entrar na Boaventura. Dois quarteirões e lá está o Twist Burger.
Ou seja, qualquer dia desses alguém resolver fazer um arrastão e assalta todos de uma só vez. Vamos esperar para ver?
Os donos de estabelecimentos como Galeto Vaidoso, La Bella Italia, Lord Lion, Cachaçaria Água Doce, Santa Pizza, Peixaria Amazonas e outros devem estar apavorados. Que sina...

Atualizado em 7.12.2006, às 10h44:
A mesma coluna jornalística noticia, hoje, que a Picanha e Cia. informou que, após um assalto dois anos atrás, investiu em segurança, o que a livrou da atual onda de ataques. Então tá. Se for verdade (nenhum restaurante tem interesse em admitir que é inseguro), menos mal, ao menos para os clientes que foram poupados. Isso, porém, só reduz um número no marcador. E não resolve o essencial: cadê a polícia e as condições de investigação?

Nenhum comentário: