quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Má qualidade escolar

Corre a madrugada e eu leio, pela internet, os jornais de Belém, para não ficar completamente porforizado. Fico então sabendo que um grupo de professores da UFPA e UEPA fiscalizarão o ensino das escolas públicas e privadas, prometendo denunciar as de má qualidade. Se bem conduzida, a ideia é primorosa e merece todo o apoio. Afinal, como professor universitário, sei bem qual é o saldo da educação fundamental e média, ao menos no Pará: alunos que, simplesmente, não sabem pensar e não veem a menor necessidade disso, pois estão convencidos de que só precisam memorizar informações, pelo tempo estritamente necessário à conclusão de uma avaliação, em geral uma mera prova escrita. Depois, o esquecimento.
Somos fruto de gerações que se acostumaram a ver a educação dessa forma. A duras penas os abnegados tentam reverter a conjuntura dramática, com pouco ou nenhum sucesso. Nossos alunos chegam à universidade sem o hábito da leitura, sem cultura geral, convictos de que "pesquisa" significa fazer colagem de livros, péssimos em português, incapazes de escrever um artigo e sem informações elementares, tais como todo trabalho exige bibliografia; não se faz transcrições sem indicação da fonte, etc.
Espero que essa iniciativa seja levada a sério e não tenha pena de ninguém. Afinal, essas escolas que se ufanam de aprovação maciça no vestibular precisam ser postas no seu devido lugar, que é o de empresas de educação, com muito pouco compromisso com o seu desiderato declarado. Digam o que disserem, não respeito escolas que reúnem mais de 50 alunos na mesma sala e cujos critérios qualitativos se resumem a índices de aprovação em vestibulares. Vestibular não é o objetivo da educação, sabiam?
O conhecimento se justifica por si mesmo. Alguém pode dizer isso aos nossos jovens?

Acréscimo em 10.9.2011
Nunca soube que esta iniciativa tenha saído do papel.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse post é muito importante, é um verdadeiro alerta. O ensino brasileiro carece de educadores. Como formar uma sociedade melhor adestrando alunos para os exames bimestrais e para o vestibular. Que profissionais serão formados desta forma?
Abs!
Lu.

Yúdice Andrade disse...

Querida Luciane, vá me perguntar isso dentro da faculdade que posso responder à pergunta fazendo um "mostre e conte". Chamo uma legião de colegas para dar os seus testemunhos...

Anônimo disse...

O que é porforizado?