sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Eterno melhor amigo


Já ouviu falar em cinoterapia? Cino vem do grego e significa "cão", portanto falo da terapia que utiliza cães para desenvolver habilidades em portadores de necessidades especiais. Clique aqui para ler um texto muito bacana, com imagens, escrito por uma psicóloga cinoterapeuta. A técnica vem ganhando destaque também no campo da Fonoaudiologia.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais também possui uma página dando destaque ao trabalho que desenvolvem com cães farejadores (Grupo de Operações com Cães). Leia o link "Atividades", no qual é mostrado um histórico das tarefas desenvolvidas por nossos bravos amigos, iniciadas na I Guerra Mundial, quando procuravam vítimas soterradas. Atualmente, existem várias categorias, dentre as quais cão de catástrofe, cão de avalanche ou alude, cão de resgate de pessoas perdidas e cão de cadáver. Os bombeiros mineiros também atuam no campo da cinoterapia.
A fama de melhor amigo do homem não surgiu gratuitamente para os cachorros. Animais adoráveis por excelência, veem nos humanos os líderes da matilha e por isso adaptam o seu comportamento àquilo que os líderes desejam. Portanto, você terá um cachorro bom ou mau, calmo ou nervoso, ordeiro ou destruidor, higiênico ou porcalhão, etc., de acordo com aquilo que lhe ensinar. Depende de cada um de nós produzir um espécime verdadeiramente amigo, daqueles que se tornam nossa sombra e nos enchem de alegrias.
Cachorros são belos, alegres e companheiros. Expressam a confiança incondicional quando se deitam abertos, de peito para cima — e nessas horas merecem um gostoso afago no pesçoco ou aquela coçada na barriga. Guias de cegos, protetores do lar, trabalhadores rurais, artistas de circo, TV e cinema, policiais ou, simplesmente, companhia (por vezes a única ou a melhor) de muitas pessoas.
Os cachorros prestam um serviço relevantíssimo à qualidade de vida das pessoas. Por isso, deveria existir um Dia Mundial do Cachorro. Eu voto.
Nas fotos, o meu companheiro Frodo, da raça golden retriever (ou retriever do labrador), quarta raça mais inteligente entre os cães e apontado, em recente Globo Repórter, como o mais perfeito animal de estimação. Eu concordo.

Um comentário:

Yúdice Andrade disse...

Não consigo acreditar que ninguém disse nada sobre um cachorro tão lindo...
Então eu mesmo elogio. Ê, cachorro lindo!