terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Se é natural, não faz mal

Vivo momentos iniciais em Florianópolis, após uma noite completa de sono, a primeira em três dias. Ainda não saí para passear, mas à tarde devo ir à Beira Mar, prestar minha reverência.
Enquanto isso, folheio um jornal, Imagem da Ilha, em cuja página de saúde se lê a seguinte nota:

Magra no verãoPara quem precisa perder uns quilinhos antes do Verão, a farmácia de manipulação Poções da Ilha traz uma novidade: o composto natural Hoodia Gordonii. Tendo como base a gordonii, uma espécie de cacto de origem sul-africana de uso milenar, o composto atua como um supressor de apetite em 20 a 30 minutos após a ingestão da dose. A planta já era utilizada pelas tribos do deserto do Kalahari para enganar a fome nas longas jornadas de caça.

Minhas impressões sobre a nota:

1. Estamos num dos principais endereços brasileiros para curtir o verão, daí que tudo aqui, nesta época, gira em torno das praias. Aquela idiotice de gente linda e sarada que quer ver e ser vista. Colunismo social à milanesa. Logo, as preocupações versam sobre como ter a melhor aparência para se exibir.

2. O título da nota entrega: "Magra no verão", no feminino, revelando que a psicose comercial da magreza tem destinatárias certas.

3. "Verão" escrito com letra maiúscula, como se fosse uma entidade a ser respeitada.

4. O produto vendido é uma novidade. Toda hora surge uma nova novidade, para seduzir as almas ávidas por consumir qualquer coisa que, supostamente, as deixará mais belas. Lembro-me daquele filme, Seven. Em uma passagem o psicopata explica, acerca do pecado da vaidade, que há pessoas tão feias por dentro que precisam, desesperadamente, ser bonitas por fora.

5. Supressor de apetite vendido sem qualquer orientação médica?? La garantia soy yo, propietário de la drogaria?? O que meus amigos médicos acharão disso?

6. Se a tal de gordonii (que nome para um emagrecedor!) age em menos de meia hora, isso mostra os tempos em que vivemos: tudo rápido, frenético, eximindo as pessoas de educação alimentar. Você não precisa mudar seus hábitos. Nâo precisa nem de receita. As alegrias do mundo cabem num comprimidinho.
É aqui que estamos. E viva o Verão!!

2 comentários:

Unknown disse...

Ahahah...ótimo isso.Muito bem...rs.
Boas férias!

Anônimo disse...

Boa tarde
Infelizmente eu só tomei conhecimento do seu comentário a respeito da minha farmácia de manipulação na data de hoje. Gostaria de aproveitar o seu blog para poder prestar alguns esclarecimentos básicos. Em primeiro lugar todos os medicamentos, sejam eles plantas, minerais, ou produros químicos precisam passar por testes regulamentados por orgãos nacionais e internacionais. Sendo assim novidade ou não precisa ser eficiente e seguro. Em segundo lugar, a garantia de qualidade de um medicamento manipulado se dá pela compra de matérias-primas de fornecedores qualificados, os quais precisam estar em dia com a ANVISA(Agencia nacional de Vigilancia Sanitária) e pelo processo de manipulação adequado, ou seja, que siga a legislação vigente, que conte com profissionais capacitados e com farmacêutico responsável presente e atuando em todas as etapas do processo de manipulação.
Portanto é de uma irresponsabilidade sem tamanho o seu comentário a respeito da garantia dos medicamentos manipulados na minha farmácia. Afinal o senhor não é nosso paciente, e presumo que nunca tenha nem entrado na Poções da Ilha, como o senhor pode falar a respeito de algo que não conhece?
Um medicamento só é manipulado a partir de um receituário, sendo assim mesmo que as ou os pacientes queiram utilizar Hoodia, qualquer fitoterápico, ou qualquer medicamento, precisam passar por uma consulta médica, e neste ponto realmente a reportagem é falha.
Concordo plenamente com a sua indignação a respeito da banalização da saúde para conseguir "um corpo perfeito" a qualquer custo, contudo este medicamento fitoterápico apresenta-se como excelente alternativa a vários tipos de tratamentos para emagrecer muito mais prejudiciais a saúde.
Críticas sempre são bem-vindas, e um dos deveres do farmacêutico é prestar esclarecimentos aos leigos sobre todos os tipos de medicação.
Portanto quero me colocar a sua disposição para qualquer esclarecimento a respeito de qualquer tipo de medicação.

Atenciosamente,
Juliana Chaves Taffarel Rolla
CRF/SC 6429
juliana@pocoesdailha.com.br