sexta-feira, 26 de março de 2010

O que fazer com as crianças?

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá tornaram-se os personagens mais odiados do país, conseguindo desbancar a parricida Suzane von Richthofen, que foi menos execrada, e figuras sombrias como Fernandinho Beira-Mar e übercriminosos do gênero, que não gozam do mesmo apelo midiático. Sintoma de que mexer com criança e pertencer à classe média, pouco dada a conviver com crimes escandalosamente violentos, faz toda a diferença.
Em meio a todo o carnaval montado pela grande imprensa, dois seres humanos têm sido ignorados: dois meninos, com menos de cinco e de três anos, respectivamente, que carregam o sobrenome Jatobá Nardoni e que precisarão carregar esse estigma pelo resto de suas vidas, notadamente pelos próximos anos, enfrentando o sempre complexo ambiente escolar. Esses dois meninos perderam a irmã, o pai, a mãe e a vida que conheciam. Mudaram de casa, de referências imediatas e, com certeza, vivem cercados de cuidados diferentes das demais crianças. E assim continuará a ser, caso se confirme a condenação dos pais. É um fardo imenso para eles.
Que danos isso provocará sobre eles? Que homens eles serão, crescendo nesse ambiente social desfavorável?

4 comentários:

Anônimo disse...

Égua da manchete escrota no Diário do Pará de hoje, PQP!!!

#prontodesabafei

Tanto disse...

Ontem mesmo pensei nesses dois... Não consigo imaginar como estará a vida dos dois.

Ana Miranda disse...

As crianças são cruéis por natureza, esses dois inocentes sofrerão as consequências.

Yúdice Andrade disse...

Desculpe, anônimo, mas de que manchete você falou?

Como quer que seja, Fernando, será bastante difícil e certamente sofrida.

Eu não sei se "por natureza", Ana, mas as crianças são de fato muito crueis, frequentemente. Dominadas pelo id e sem uma noção clara das exigências de convívio social, são capazes de terríveis perversidades.