quarta-feira, 31 de março de 2010

Tailândia

O Município de Tailândia foi apontado como o terceiro mais violento do país, segundo o "Mapa da Violência 2010", uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Sangari. O índice é determinado de acordo com o número oficial de homicídios. Oficial, bem entendido, porque não há como superar a terrível cifra negra, o quantitativo de delitos que jamais chega ao conhecimento das autoridades.
O mesmo Município ocupara triste posição de destaque na verificação anterior, salvo engano a mesma terceira colocação, perdendo apenas para duas cidades do Estado do Mato Grosso caracterizadas pela mais rotineira pistolagem. Do tipo, abriu a boca, levou bala na cara. Portanto, se a posição no ranking já é ruim, a comparação com as cidades à frente (não sei se ainda são as mesmas) torna as coisas ainda mais aflitivas.
Na avaliação estadual, o Pará pulou da vigésima para a sétima colocação em dez anos, graças ao incremento de 130,3% no número de mortes! Não dava para esse reajuste ser equivalente ao do salário mínimo, p. ex.?

O Instituto Sangari, fundado em 2003, tem o objetivo de "mobilizar a opinião pública para a importância de democratizar o acesso ao conhecimento científico". Em seu sítio oficial, você encontra com destaque o "Mapa da Violência 2010 - Anatomia dos homicídios do Brasil", com a possibilidade de fazer download de sua versão integral.

Nenhum comentário: