sexta-feira, 19 de março de 2010

Um bom semestre letivo

Há coisas que nunca mudam. A experiência docente, p. ex., sempre envolve uma a meu ver injustificável carga de rivalidade entre professores e alunos. E esta é uma ideia mais claramente perceptível nos alunos, que costumam ver algo de malícia quando os professores impõem o óbvio: que estudem. Como há turmas que lidam com as exigências acadêmicas melhor do que outras, cada período letivo pode ser mais ou menos gratificante ou trabalhoso.
Penso que dei uma grande sorte neste primeiro semestre letivo de 2010. Estou com quatro turmas (das quais uma nova), todas caracterizadas por um interesse genuíno pelas aulas, sempre cheias, sempre pautadas por perguntas pertinentes, sempre recompensadoras. Eu é que nem sempre estou 100% para corresponder, o que também é normal. Mas não será por falta de estímulo e raport que o semestre não dará certo.
Só espero que depois da primeira avaliação minha opinião seja a mesma. Mas confio que será.

3 comentários:

Ana Miranda disse...

Que linda essa sua preocupação com seus alunos, seu interesse em que eles realmente queiram aprender!!!!
Há professores que preferem a sala vazia e o menos de pergunta possível.
Professosre como você, caríssimo Yúdice, fazem a diferença.

Yúdice Andrade disse...

Mas o aluno pode fazer toda a diferença. Estimulá-los a isso é o nosso papel.

anamanuela disse...

Fico feliz que estejas gostando das turmas. Mas todo esse interesse se deve ao fato de que o professor ensina de maneira que prende a atenção dos alunos, e explica muito bem, dIga-se de passagem. E, fato e que nos alunos também desejamos que depois da primeira avaliação a boa impressão continue, haha.