terça-feira, 8 de junho de 2010

Bhopal

O Domisteco, Fernandel, que constantemente nos brinda com postagens instrutivas e relevantes, fala-nos desta vez sobre a cidade indiana de Bhopal e sobre a tragédia que ali se deu, causando mais de três mil mortes e um sem número de outros danos físicos, além dos emocionais, que sequer podem ser mensurados.
Mais uma vez, o grande capital se aproveita da miséria — neste caso, instalando uma fábrica ao lado de uma favela e, por desconsiderar o valor das vidas humanas em redor, não tomou medidas adequadas para evitar danos — e produz acontecimentos grotescos, que devem ser sempre lembrados, para advertência dos vivos. De quebra, ganha-se mais um exemplo de como a vida e a dignidade humana valem muito pouco, ou quase nada, para os legisladores e os juízes das mais diferentes nações. Para os empreendedores do desenvolvimento, então, nem se fala.

Atenção: a postagem apresenta fotografias de pessoas mortas, inclusive bebês, o que pode ferir a suscetibilidade de alguém.

3 comentários:

Tanto disse...

Sempre que o Yúdice linka um texto meu, os acessos bombam. Pode fazer quando quiser.

Ana Miranda disse...

Caro Yúdice, fui lá conferir a reprotagem.
Ela é realmente chocante e revoltante.
Mas, por aqui, não estamos muito longe dessas atrocidades com os menos favorecidos, não.
O que você me diz da construção de um conjunto residencial a 200 metros do lixão???

Yúdice Andrade disse...

Sempre me dás motivos para fazê-lo, Fernando.

Presumo que esse residencial do lixo vai ser construído pelo poder público, Ana, para famílias de baixa renda. É ou não é? Tão Brasil, isso...