Sempre gostei dessas histórias de mensagens sub-liminares e aprecio estudá-las tecnicamente. Aprender um pouco sobre um tema associando-o a um objeto de interesse pessoal torna tudo mais fácil e atrativo. Mais ou menos isso aconteceu com o publicitário Kleber Nogueira que, apaixonado por carros, dediciu escrever a coluna Códigos Ocultos, na qual analisa os filmes publicitários de automóveis.
Publicidade de carro, por si só, já merece uma atenção especial. É um ramo onde dinheiro disponível se aliou a uma peculiar inventividade, que já nos rendeu algumas peças memoráveis. Mas não se trata apenas de passar uma mensagem bonita e eficiente para a relação de consumo. Há algo mais. E Nogueira nos explica muito bem como funcionam as mensagens mais profundas, aquelas que quase ninguém percebe.
Vamos aprender um pouco, vendo as análises sobre o novo Chevrolet Classic (que eu particularmente considero medonho); Ford Focus; Peugeot Hoggar; Volkswagen CrossFox; e novo Fiat Uno, que achei a campanha mais legal.
Um comentário:
Um dos textos fala sobre a repetida combinação carro e mulheres bonitas nos comerciais... lembro-me de um nada subliminar, que vi no Roxy Bar: dois carros se encontram parados no semáforo e os motoristas se olham. Um deles, manifestando desejo de disputar um pega com o outro, que parece concordar.
O semáforo fica verde, e aquele que "convidou" pro racha arranca com tudo, e o outro fica parado. É então quando uma mulher, até então oculta, aparece se levantando para o banco do carona do cara que ficou, em uma trajetória em que se supõe que seu rosto estava entre as virilhas dele. O comercial termina mostrando os rostos altamente satisfeitos do casal...
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