quarta-feira, 7 de julho de 2010

Férias... para planejar

Somente ontem à noite, e não sem atropelos, consegui vencer uma etapa de uma pendência chata que me ocupará por ainda algum tempo. Com isso, fico com a cabeça mais arejada e mais tempo disponível para, enfim, ocupar-me do planejamento de minha viagem de férias, que se iniciará daqui a apenas dez dias. Ou seja, estando no intervalo das atividades acadêmicas, à exceção das obrigações do outro emprego, tudo é lazer, certo?
Não exatamente. Durante o semestre letivo, executamos um planejamento que só pode ser feito antes, em geral nos meses de janeiro e de julho. Como passarei duas semanas fora e dois dias após o meu retorno à cidade já estarei de volta à sala de aula, adivinhe? O planejamento para o segundo semestre letivo de 2010 tem que ser feito já.
Daqui a 26 dias iniciarei um novo ciclo, com duas novas turmas de Penal I. Se tudo correr dentro do esperado, será o começo de uma convivência de dois anos, nas quais repetirei um conteúdo, mas não preciso e não quero, de modo algum, repetir o que já foi feito. Quero novos métodos, novos trabalhos, novas abordagens, novas referências bibliográficas. Quero muita coisa nova, principalmente o aspecto propriamente operacional, em sala de aula. Quero ser mais eficiente. Comprei livros novos, que tenho examinado sob duas perspectivas: para elaboração de aulas e para indicação de leituras de suporte.
Satisfeito com a conclusão do semestre passado, estou animado e cheio de ideias. Se conseguir realizar metade delas, valerá muito a pena.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

Já te falei um "zilhão" de vezes que eu te admiro, né?

Antonio Graim Neto disse...

Espero contribuir satisfatoriamente nessa nova caminhada e nessa renovação acadêmica...muitas idéias surgem, também.
Bom semestre letivo para todos!