quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Rede CELPA é um lixo (todo dia)

Havia prometido não tornar a este assunto, mas abro uma exceção diante do excesso que o problema da vez representa.
Ontem, por volta das 16 horas, tivemos no bairro uma interrupção parcial do fornecimento de energia elétrica. Minha residência tem instalação trifásica e percebemos o problema porque parte da casa parou de funcionar. Mais do que algumas tomadas e lâmpadas que não funcionam, o que é um aborrecimento menor, a grande questão é que a parte da casa afetada me deixa sem telefone no andar superior, sem acesso à internet e — problema superlativo — com a cozinha inoperante. A esta altura, minha geladeira está desligada há nada menos do que 17 horas. Quando amanheceu o dia e constatei que a pane persistia (claro!), recomendei a quem ficou em casa que a ligasse em uma tomada que funcionasse. Mas eis que a energia acabou de vez. Supostamente, isso é necessário para que o fornecimento seja restabelecido de vez. A má notícia é que isso pode durar dez minutos, três horas, dois dias...
Ontem à noite, aborrecimentos para conseguir uma ligação para o nefando 0800 091 0196, da Rede CELPA. Quando consegui, registrei minhas reclamação e soube que havia vários pedidos da mesma área. A equipe técnica estaria na rua, tentando resolver (diz que).
Esta manhã, nova tentativa de ligar. Foram sete tentativas, durante quase uma hora, até conseguir contato. Uma atendente bem mais cretina do que a de ontem me informou que havia vários pedidos da mesma área e que a equipe técnica estaria na rua, tentando resolver. Contabilizei as horas de prejuízo e ela, claro, do alto de sua superioridade, respondeu que a "rede estava congestionada" na cidade toda e que havia outras pessoas sem energia há tanto tempo quanto eu. Ou seja, eu que sou um bosta por não entender o problema dos outros.
Claro, o errado sou eu. Por muito pouco não errei mais ainda, dizendo à moça o que ela deveria fazer com o "bom dia" que me deu.
Irrita-me profundamente que o povo brasileiro, babaquara que só ele, só saiba se mobilizar em torno de futebol. Fôssemos franceses, estaríamos na rua queimando contas de energia. Aliás, queimando carros. Sempre fui contra esse tipo de barbaridade, mas confesso que ando meio bolchevista ultimamente. Afinal, não há quem aguente ser sacaneado pela companhia de energia elétrica, pela de água, pela de telefone, pela de internet, além de já ser sacaneado por todos os níveis de governo, serviços públicos, etc. Ser brasileiro é exaustivo.

Acréscimo em 15.10.2010:
Ontem, pouco antes da meia noite, adivinhem o que aconteceu? Isso mesmo, faltou energia novamente, na mesma fase!
Peguei o celular (o telefone fixo para de funcionar) e liguei para o maldito 0800. Para meu espanto, consegui atendimento logo na primeira ligação. Registrei o meu queixume e ouvi o blá blá blá de sempre. Ao acordar esta manhã, contudo, a pane persistia, claro. Duvido que alguma equipe técnica atue de madrugada, se não for um caso de interrupção total do fornecimento. E suspeito que o bairro afetado também influencie.
Liguei novamente para o 0800 e consegui atendimento (dá para acreditar?). A cidadã, burocrática e seca, porém mais elucidativa que as colegas, informou que o sistema estava sobrecarregado em vários pontos da cidade (isso eu já sabia); que havia mais de 600 pedidos de reparo e, por isso, as equipes tinham dificuldade em resolver. Prometeu que hoje (que tal?) o problema será resolvido, mas disse ser impossível precisar a hora (esta parte eu também já sabia).
Mais informações, a mesma falta de soluções. Felizmente, uma extensão resolveu o problema da geladeira desligada.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

Ih, eu havia escrito um comentário, na hora de enviar deu erro e não sei onde foi parar. Eh...eh...eh...
Mas o que eu quis dizer é que é muito bom ser empresário e político no Brasil, pois ninguém liga pra nada.
Eles podem fazer a mer** que for e nada acontece, pois ninguém se mobiliza...

Anônimo disse...

MEU DEUS! MOREI NO CONJUNTO MÉDICI HÁ 8 ANOS E DESDE AQUELA ÉPOCA JÁ TINHA PROBLEMAS COM FALTA DE ENERGIA. FICO MUITO TRISTE QUE NOSSA GENTE AINDA CONTINUE PASSANDO POR ESSE TRANSTORNO ATÉ OS DIAS DE HOJE. MUDEI PARA VITÓRIA-ES HÁ 8 ANOS, PELO MENOS POR AQUI, NÃO TEMOS ESSE TIPO DE PROBLEMA, É REALMENTE RARO FALTAR ENERGIA. FICO FELIZ POR NÃO PASSAR MAIS POR ISSO E TRISTE QUE MINHA GENTE DO MÉDICI CONTINUE NESSE INFERNO. UM ABRAÇO E Q SE FAÇA A LUZ!