terça-feira, 2 de março de 2010

De novo as pulseirinhas do sexo

Em Navegantes, Município de Santa Catarina, a Câmara dos Vereadores acabou de aprovar, por unanimidade, e o prefeito já anunciou que sancionará um projeto de lei destinado a proibir, em todas as escolas do Município, as famigeradas pulseirinhas do sexo, modismo deprimente chegado ao Brasil em fins do ano passado e que poderia proliferar neste ano letivo.
Recebi, na época, um e-mail tratando dessas pulseiras e, honestamente, pensei que fosse mais um desses spams que desocupados inventam para lotar nossas caixas de mensagens e mexer com os nossos nervos a partir de factoides. Com algum susto, descobri depois que não era um factoide, mas uma realidade deste mundinho de valores invertidos.
Ficamos, agora, com mais um problema a enfrentar, na condição de pais e de educadores. E, para isso, precisamos enfrentar os discursos de ocasião sobre liberdade (quase sempre olvidando o seu pressuposto, a responsabilidade) e, pior, a falta de bom senso das próprias famílias, que muitas vezes minimizam as condutas dos jovens, sob argumentos levianos de que é tudo brincadeira.
Brincando, brincando, vocês sabem o que o cachorro fez. Por isso, toda prevenção é pouca. Isso não é repressão. É apenas o nosso dever de educar.

4 comentários:

Ana Miranda disse...

Colocarei aqui o comentário que minha filha fez quando isso surgiu:

"Jamais permitiria que um(a) filho(a)meu(minha) usasse isso".

Sou uma pessoa super liberal, acho que as pessoas têm o direito de viver suas vidas, desde que não invadam o limite do outro, do jeito que quiserem, mas acho que adolescentes, que ainda estão em formação de personalidade, de índole, têm sim que ser direcionados através do diálogo, que é a chave para todas as portas.

Tanto disse...

Concordo contigo. Liberdade sem regras é anarquia...

Anônimo disse...

Caro Yudice, não lhe conheço pessoalmente , porém acompanho diariamente seu blog, tento este quanto suas matérias no outro (Flanar), sei que você é advogado e professor, meu amigo, sé assim posso chama-lo, sou funcionário público municipal de Belém, lotado na Secretaria municipal de Saúde (SESMA), sei que o que estou a reclamar não tem a ver com a matéria do post, porém como sei também da audiência de seu blog, escrevo-lhe para contar que nosso alcaide o FAMIGERADO DUDU, até hoje dia 03/03/2010, ainda efetou o pagamento de nosso salário referente ao mês de Fevereiro, que só tem 28 dias, companheiro, se assim posso, mais uma vez, chamá-lo, neste caso não podemos fazer algo para obrigá-lo a pagar na data certa ou será que existe algum embasamento jurídico para que o mesmo seja relapso e ainda possa auferir lucro de alguma forma com essa demora (aplicação de fundos bancários, talvez...)sei também que poderíamos recorrer aos sindicatos representativos, só que os mesmo não conseguem fazê-lo pagar a divida que a prefeitura tem a titulo de perdas salariais, uma novela que já dura 19 anos e que até hoje não tem um final. No mais quero parabenizá-lo por suas matérias sempre interessantes e desejar-lhe que tenhas hoje e sempre um ótimo dia, juntamente com sua família, visto que você como eu, também tem a felicidade de ser pai de uma menina, a única diferença é que minha filha agora em fevereiro fez 13 anos e sua filha ainda é um bebê e isso é uma alegria, visto que já passei por essa fase e posso dizer de experiência própria, felicidades e sucesso em sua vida e em sua carreira.

Antonio Rodrigues
e-mail: av.rodrigues@uol.com.br

Yúdice Andrade disse...

É para isso que servimos como pais, Ana: para educar. Fazer menos do que dizes é renunciar a uma obrigação que é, a um só tempo, legal e moral. E isso seria criminoso.

Fernando, há um leitor do blog que se ofende com o uso negativo do vocábulo "anarquia". Afora isso, entendo perfeitamente o teu raciocínio.

Caro Antônio, antes de mais nada, perdão por demorar a responder.
Solidarizo-me com os servidores que, como o senhor, estão passando por essa situação vexatória e angustiante, que espero já esteja sanada. Infelizmente, este não é um blog de relevância, daquelas que, quando publicam algo, disparam respostas do poder público. Quem sabe um dia eu chegue lá...
Agradeço sua receptividade ao blog e, principalmente, o seu carinho em relação a minha família. Felicidades a sua, com dinheiro no bolso e dignidade, todo dia.