quarta-feira, 3 de março de 2010

Folha corrida a exibir

Tem pré-candidato com um sorriso amarelo estampado na cara. É que o Tribunal Superior Eleitoral aprovou, em sua sessão administrativa de ontem, uma série de resoluções acerca da escolha e do registro de candidatos para as eleições deste ano. E dentre as novas exigências está uma que prevê a exibição, pela Internet, de certidões positivas de antecedentes criminais.
É requisito para o registro eleitoral a apresentação das tais certidões de antecedentes. Caso sejam positivas, o candidato precisará fornecer, ainda, detalhes sobre o andamento dos processos. E para que não haja margem a maquiagens, através de textos truncados, as certidões deverão ser digitalizadas e exibidas através do Sistema de Divulgação de Candidaturas, na página do TSE. Assim, o eleitor poderá conhecer a informação que efetivamente tenha sido prestada pelo Judiciário criminal. Não é ótimo?
Uma coisa, porém, me inquieta: quanto tempo vocês acham que levará para o Supremo Tribunal Federal derrubar a tão benfazeja deliberação?
Espero que não ocorra, mas sem dúvida que muitos pré-candidatos, dotados que são de currículos criminais, tentarão isso. A propósito, oportuno lembrar que alguns deles terão páginas na Internet. Outros terão portais!

2 comentários:

Ana Miranda disse...

Vai virar festa na internet.
O que vai ter de blog anunciado os bandidos e seus crimes...
Quero ler tudo sobre.

Yúdice Andrade disse...

Verdade, Ana. É provável que, justamente por causa dos blogs, surja uma nova cultura de monitorar esses sites todo santo dia. Será ruim para os maus candidatos e excelente para a democracia.
Estes são os aspectos benéficos da tecnologia.