segunda-feira, 15 de março de 2010

O Brasil não é um país sério

Um brasileiro de 29 anos, acusado de 25 crimes sexuais1 no Estado de Nevada, e que jura inocência, foi condenado a uma pena que pode ser de, no mínimo, 2 anos de prisão e, no máximo, 8. A sua condição é desfavorável em relação aos demais condenados porque, sendo estrangeiro, não pode prosseguir seus estudos, p. ex. Sua defesa, alegando discriminação, pleiteou que ele fosse repatriado.
Entretanto, o juiz Michel Viliani, da Corte de Las Vegas, indeferiu o pedido. O motivo? O Brasil não é um país sério e não manterá o condenado na prisão.
E tem gente pensando que as disputas comerciais são o único problema de relacionamento entre os dois países...

1 Não se impressione com o número. Nos Estados Unidos, é comum cumular acusações criminais. No Brasil, adotamos a chamada consunção, que permite a absorção dos crimes-meio pelos crimes-fins, reduzindo a quantidade de imputações pelos mesmos fatos.

5 comentários:

Ana Miranda disse...

Isso parece coisa de mãe, sabe como é? A mãe pode falar mal de sua criança, mas não aceita que ninguém mais fale?
Não sou do tipo que é contra os EUA, concordo que por aqui a coisa é meio zoneada, mas daí a dizer que não estamos em um país sério, é demais, né não? Eu falo mal pra caramba das coisas que acontecem por aqui, do descaso das autoridades, mas quem são eles para também quererem falar?
Onde está a seriedade de um país que invade outro? Que se recusa a cumprir leis que beneficiam o meio ambiente mas vai contra seus interesses?

Liandro Faro disse...

Prezado Amigo,

Apesar dos apesares... Eu gosto de viver no Brasil, na Amazônia, no Pará, em Belém...

Abração

Yúdice Andrade disse...

Mas eu também acho isso, Ana: da minha cidade só fala mal quem mora nela. O mesmo vale para o Estado e para o país. Se um forasteiro mete o bedelho, mando se por no seu lugar.
Outrossim, não podemos nos esquecer de que os Estados Unidos são cheios de mazelas. Suas instituições públicas funcionam infinitamente melhor do que as brasileiras, mas são um país historicamente marcado pela segregação, pelo preconceito de cor, de classe, pela cultura dos vencedores vs. perdedores, e seu sistema de justiça criminal exprime isso com enorme clareza.

Eu também amo a minha terra, Liandro. É por isso que sofro e que protesto tanto.

Anônimo disse...

Eu também gosto do Brasil-terra. Não gosto do Brasil-gente... é, não sei se "gente" é o termo próprio.

Alexandre

Anônimo disse...

Bem, como eu sou de Belém então eu posso dizer. Belém não é o fim, mas o início do fim do mundo.