terça-feira, 6 de julho de 2010

Esgotado

Sei que falar sempre da mesma coisa enche o saco, por isso me comprometo com vocês que esta será a minha última postagem sobre este tema.
A Rede Celpa, a energia do Pará, aprontou de novo. Ontem, por volta de 21h50, a luz apagou. Após um curto tempo, ela retornou, mas não completamente. Voltou apenas uma fase. E mesmo assim com uma oscilação absurda. Eu estava na cozinha e acompanhava o relógio do micro-ondas: os números ora apareciam nitidamente, ora pálidos, ora se apagavam. A lâmpada se fortalecia e depois reduzia. Essa palhaçada persistiu por mais de uma hora quando, enfim, a energia se foi de vez, para retornar somente a 1h10 da madrugada.
Em suma, 3 horas e 20 minutos de sufoco. E sufoco mesmo, já que a noite, quente e abafada, nos impôs um tremendo mal estar. Eu ainda tenho a sorte de morar numa casa de dois andares, cercada de casas térreas. Deixei todas as janelas e a portas de uma sacada aberta, para usufruir de minhas chances de receber ventilação e, mesmo assim, o sofrimento persistiu, porque em Belém quase não venta. À uma da madrugada estava eu de pé, escostado à janela, tentando receber uma réstia de vento, dominado por um ódio tal que me impedia de relaxar para tentar dormir.
Sofremos nossa primeira baixa: um estabilizador queimou. Pelo menos, só o estabilizador. Que eu saiba e por enquanto.
Júlia, resfriada, estava com dificuldade para respirar e sofreu bastante, por causa do calor. Cada vez que ela choramingava, eu pensava em matar algum diretor da Rede Celpa. Mas como sou civilizado demais para partir às vias de fato, a solução terá que ser republicana. A partir de hoje, estou em estudos para processar essa empresinha de quinta categoria. Nem que precise ser uma ação individual, eu contra a Rede Celpa. Que seja.
É isso ou é uma apoplexia.

Antecedentes criminais:
http://yudicerandol.blogspot.com/2010/07/sem-energia-so-para-variar.html
http://yudicerandol.blogspot.com/2010/03/sem-energia-de-novo.html

3 comentários:

Hellen Rêgo disse...

A celpa é impossível.
Tenho uma ação contra eles pedindo revisao da rede eletrica, faturas e relogio de registro.
Inexplicavelmente quanto mais se diminui o consumo mais a conta de energia aumenta.
Depois de três pedidos administrativos, nem sequer vieram verificar se há algum problema, a paciência acabou.
Pena que tudo indica que a ação será improcedente...
E a bem dita fatura também não chega para pagamento em dia...(minutos antes estava imprimindo a segunda via...)
Abraços

Frederico Guerreiro disse...

Manda ver, Yúdice!

A propósito, depois de tanto sofrimento que também tive com a Celpa, aprendi que as constantes interrupções e oscilações na rede decorrem, principalmente, das ligações clandestinas, boa parte delas, no seu caso, às margens do canal Água Cristal. Aqui para o meu setor, o problema amenizou com a troca de um transformador, para suportar maior carga. Pode ser o caso da sua área. Peça para a Celpa verificar isso, documente, anote protocolos de reclamações e solicitações antes de juizar qualquer ação.

Yúdice Andrade disse...

Bom te ver de novo por aqui, Hellen.
Pena que a tua expectativa em relação ao desfecho da ação seja negativo. Mas quem sabe temos uma surpresa?

A ação judicial não é mesmo para agora, Fred. Sei que a causa é difícil e pede um cuidado extremo antes do ajuizamento. Começarei justamente pelos pedidos administrativos. A ideia é dar corda para a Rede Celpa se enforcar. Tudo será documentado.
Qualquer hora, trocaremos ideias a respeito.