terça-feira, 26 de outubro de 2010

Você sabe com quem está falando?


O epíteto autoproclamado do Superior Tribunal de Justiça é "o Tribunal da Cidadania". Mas o que dizer dessa pretensão depois do repugnante episódio em que o Ministro Ari Pargendler, presidente daquela corte, humilhou gratuitamente um estagiário, dispensando-o sumariamente?
O episódio, trazido a lume pelo Blog do Noblat, mostra uma nova faceta de uma autoridade que, até aqui, parecia merecedora de admiração. Mas, pelo visto, o sucesso sobe mesmo à cabeça de todos. E não se pode, sequer, minimizar a conduta do magistrado, atribuindo o destempero a um dia ruim, porque a sua decisão de não se manifestar sobre o episódio, mesmo após ser insistentemente procurado para fazê-lo, sugere que o ministro não se sente nada arrependido. Com a repercussão negativa, no mínimo, deveria readmitir o rapaz, dando mostras de uma virtude que poucos sabem ter: a capacidade de reconhecer os próprios erros — e não apenas no discurso.
Nessa luta de um Davi estudante contra um Golias ministro de tribunal superior, não parece que haverá moral da história, a nos fazer aprender uma lição de valor, de caráter, de humanidade. Parece que as coisas funcionarão como funcionam no cotidiano. A vítima continuará sendo apenas uma vítima e, daqui a pouco, terá caído no esquecimento.
Como todas as outras.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olhei o Blog do noblat e tive acesso ao entrevero, o que me deixou profundamente decepcionado com a falta de urbanidade e educação de uma autoridade de um tribunal de da importância de um STJ. Realmente a atitude do ministro demonstra que a falata dfe noção de cidadania afeta não só aos humildes como também aqueles que se imagina numa casta superior.

Ana Miranda disse...

E nós, continuaremos com nossa vidinha e eles continuarão com seus desmandos, pois nós lhes damos carta branca para que ajam como agem.
Estamos reclamando por quê?

Jean Pablo disse...

É a velha máxima de que estagiário só se f...