quarta-feira, 31 de março de 2010

Exercício de vitimologia

Em Londrina, Paraná, uma adolescente de 13 anos foi estuprada por pelo menos três indivíduos, supostamente por estar usando uma "pulseirinha do sexo", justamente uma preta, que dá direito àquilo naquilo.
As autoridades locais estão dando a atenção necessária ao caso. Afinal, uma menina sofreu uma terrível agressão. Mas se houver um julgamento, já saberemos o que será alegado pelo advogado de defesa.
O que me surpreende é que tenha demorado tanto para aparecer o primeiro caso. E mais não digo...

3 comentários:

Liandro disse...

Amigo Yúdice,

Vai abaixo uma reflexão sobre a Páscoa, de minha lavra.

Feliz Páscoa a você e a sua família!

Dentro da religiosidade que circunda a população brasileira, a Páscoa (manifestação hebraica-cristã) sempre foi comemorada pela sociedade em geral, independente do vínculo religioso de cada indíviduo, pois representa uma festividade costumeira, desde os idos tempos da formação do Brasil, ou melhor dizendo, vindo lá dos paises europeus, que internalizaram nos solos brasileiros.

A Páscoa, que pode representar libertação (povo judeu) ou ressurreição (povo cristão), tem simbologia bastante íntima com a vida dos brasileiros, os quais tentam se libertar da escravatura provenientes da dominação e exploração que ainda permanecem, bem como tentam ressurgir após as mais tenebrosas dificuldades encontradas.

Sim, celebrar a páscoa, em nossa sociedade, é um ato de relembrar os momentos de penúria social e cultural, e buscar, na autorelfexão, instrumentos importantes na busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

O importante da Páscoa não é comercializar ovos ou similares, mas refletir sobre a miséria que escraviza o povo brasileiro, matendo-o a regimes de duras provações; é acreditar, que, após o ato mais tormentoso, a dor mais lancinante, o crime mais horrendo, nos é permitido renascer para viver um vida mais livre e feliz.

Por isso, celebrar a Páscoa é celebrar a Vida, pois o ser-humano, mesmo "morrendo em vida", é capaz de Renascer; mesmo escravizado, seja pelo dinheiro, seja pela ausência dele, é capaz de se Libertar!

Aqueles que acreditam em Liberdade e Ressurgimento, devem celebrar a Páscoa!

FELIZ PÁSCOA A TODOS!

Liandro Faro

Tanto disse...

Chocante! Tentei ler a notícia, mas o site e bloqueado aqui no banco. Mais tarde lerei.

Ana Miranda disse...

Eu abstenho-me de dizer qualquer coisa...