sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Você é tão bom para mim!"

O governo federal anunciou esta semana a redução da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) sobre os combustíveis. Mas como não poderia deixar de ser, arranjaram uma desculpa para... aumentar o preço dos combustíveis! A desculpa, no caso, é a redução do etanol anidro na gasolina.
O governo, sempre nosso amigo, disse que o aumento do preço poderia ser da ordem de 7 centavos mas, com a bondosa redução da CIDE, deve ficar entre "3 e 4 centavos". Profundo, isso. Ainda mais porque sabemos exatamente o que vai acontecer: com o anúncio do reajuste, o preço na bomba vai subir 10, 15 centavos de uma vez só ou mais. Vão enfiar a mão no nosso bolso por alguns dias, para enfim retrair um pouco o preço, que se estabilizará. Nesse meio tempo, lucrarão indevidamente e a culpa será toda do governo!
É fácil ganhar dinheiro assim, não?
Diante disso, recordo-me da "novela" Fogo no rabo, que fez sucesso na TV Pirata, da Rede Globo, nos saudosos anos 1980 e agora reprisando no Canal Viva (também disponível em DVD). Nela, a personagem Natália (Débora Bloch), uma loura burra e deslumbrada, era completamente apaixonada pela mega-ultra-über vigarista Reginaldo (como uma deeeeeeeeeeusa, vivido por Luiz Fernando Guimarães).
Mesmo que ele aprontasse as maiores chicanas contra a garota e sua família, ela sempre lhe dizia, em êxtase: "Reginaldo, você é tão bom para mim!"
É a nossa condição: somos um bando de Natálias, apanhando do governo-Reginaldo e dos maus empresários o tempo todo, mas ainda assim acreditando na força do amor!

Nenhum comentário: