quarta-feira, 1 de novembro de 2006

País civilizado é outra coisa

Passeando pelo Deutsche Welle, encontrei matéria sobre a revitalização de um bairro da periferia de Berlim, chamado Hellersdorf. A iniciativa, que faz parte da imensa reconstrução da cidade, que se tornará — se já não é — uma das mais belas e tecnológicas do mundo, pretende transformar as fachadas dos prédios em gigantescos murais, fazendo das cores e detalhes um novo cartão postal. Veja a matéria aqui.
Agora me digam: não poderíamos fazer algo parecido aqui em Belém, com o nosso centro histórico? Suprimindo o excesso de fiação aérea e aqueles paineis de publicidade horrorosos, consertando defeitos das fachadas, pintando os prédios e valorizando os azulejos, mudaríamos completamente a face daquela área, que se tornaria num charmoso ponto turístico. Isso, claro, se os turistas pudessem andar por lá sem pavor de assaltos.
Que lástima!

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa semana, no Jornal Liberal primeira edição (ou foi SBT Belém?), matéria divulgada informava que, apesar de não parecer, os trabalhos no centro comercial continuavam. Existe um tal cadastro de todos os que devem trabalhar por lá (camelôs) e a solução definitiva para o caso bondinho, que só foi colocado ali, segundo consta, sem qualquer condição de uso e trafegabilidade.
Agora me fala como é que eu posso ter fachadas legais com aquelas barraquinhas horripilantes que o Ed1000son colocou na tal Via dos Mercadores (é isso?!)?
Na minha opinião não tem acordo, mano: os camelôs saem, as lojas aceitam as mudanças e a polícia vai trabalhar um pouco por lá. Chega de tanto empurrar com a barriga até aquela droga toda lá acabar num grande incêndio, que só mesmo os Céus impediram até agora de acontecer!!!

Anônimo disse...

aqui, ouço comentários eufóricos sobre o "comércio" de Belém, por parte de cariocas....imagine se fosse mais bem cuidado o nosso "centro histórico".

Yúdice Andrade disse...

Irmão querido, no fundo, no fundo, concordo contigo. Mas a idéia é bastante inexeqüível - ou talvez eu já tenha perdido as esperanças de ver isso acontecer.
Sérgio, meu amigo, fiquei curioso para saber que euforia é essa dos cariocas. De que eles falam, afinal? O que faz sucesso por estas bandas?