sábado, 18 de novembro de 2006

Tenho lá as minhas razões

Todos que me conhecem sabem que, se eu pudesse, colocaria o sedizente Prefeito de Belém num saco bem amarrado e o despacharia para o Oriente Médio, na esperança de que os soldados, locais ou americanos, concluíssem o serviço. Não jogaria no mar, porque seria poluição ambiental. E Tracuateua é muito perto. Mas essa animosidade toda pode ser explicada, juro. Aí vão algumas razões, que já me foram cobradas:

1. Tudo bem que Dudurudú se elegeu deputado estadual quando ainda era um João Ninguém. Todavia, senador e prefeito ele só conseguiu devido ao poderio antes imbatível da tucanalha. Pela árvore se conhece os frutos. O débito que possui com essa gente é um péssimo cartão de visitas.

2. Seu primeiro ato no Executivo foi uma pirotecnia: a compra irregular do Hospital Sírio-Libanês. Gastou-se uma fortuna nisso e Belém não ganhou um novo pronto-socorro. O PSM continua a desgraça de sempre e a Justiça Federal é que decidirá o tamanho do prejuízo. Como ato jurídico, a aquisição do hospital foi um desastre. E a população perdeu uma opção de atendimento. Além disso, empregos foram perdidos.

3. Para não atender a uma manifestação por melhoria salarial de professores (logo professores!), o alcaide alegou que já tinha uma agenda prévia: uma solenidade na Marinha. E desde quando ficar de pé num palanque bajulando militares é mais importante do que administrar o Município? A manifestação dos professores também foi avisada previamente. Lembrem-se que, nesse dia, houve confronto, com danos ao Antônio Lemos e professores feridos. Isso poderia ter sido evitado.

4. Desde quando padre tem aptidão técnica para ser secretário de economia?

5. Empolgado pelo governo da propaganda, que deve ter aprendido com seus padrinhos, comemorou o aniversário de Belém entregando 250 veículos para as secretarias e Guarda Municipal. Só não disse que não havia 250 veículos e que os Sienas haviam sido comprados com recursos do Ministério da Saúde, para utilização apenas nas atividades-fim da SESMA. Pressionado pelas autoridades, fraudou os automóveis, mas foi pego. Agora responde a uma ação por improbidade administrativa. Na Justiça Federal, graças a Deus.

6. Alguém vê esse cara andando por Belém? Ele só aparece por aí para gravar seus filminhos publicitários. Segundo dizem, ele gosta mesmo é de Brasília. Não duvido.

7. Ah, claro, a cidade foi pintada de laranja. Gasta-se um dinheiro enorme, público, só para o visual de uma cidade inteira atender aos caprichos do gestor da ocasião.

8. Teve a pachorra de afirmar, até em outdoor, que o Complexo Viário do Entroncamento só ficou pronto porque ele exigiu. Deve ter sido aquela ridícula ameaça de fechar tudo com terra. Senhor, olhai para isso!!

9. Não teve coerência em seus apoios durante a última eleição porque não tem vontade própria, apenas débitos a quitar.

10. Passou a cobrar uma taxa de uso dos logradouros públicos, para fins artísticos, mas sem oferecer iluminação ou segurança. Ou seja, é só a cobrança, mas sem nenhuma contrapartida. Antes do cancelamento do Auto do Círio, não liberou a Aldeia Cabana para os ensaios. Aliás, negou patrocínio para o Auto. E quase inviabilizou o Arrastão do Pavulagem. A Seresta do Carmo não existe mais. Não ofereceu recursos para as Escolas de Samba alegando que elas não exercem nenhum trabalho social (o que só prova que ele não sabe do que está falando).

Para o protesto não ficar grande demais, encerro aqui, contando com a colaboração de quem souber de mais disparates. Mas, acima de tudo, gostaria que ele parasse de negar o seu passado. Homem honrado não é o que jamais pecou, e sim aquele que reconhece seus pecados, pede perdão e muda. Quem simplesmente nega o que fez mostra tibieza de caráter e inconfiabilidade.
Não vejo a hora de ver esse homem longe! Aliás, de não o ver nem saber dele nunca mais.

6 comentários:

Anônimo disse...

O prefeito de Belém não é aquele que se intitulava primeiro oftalmologista, depois advogado, que se elegeu trocando voto por transporte de graça, que tinha não sei quantos CPFs e que foi eleito pelos esforços dos tucanos de "mãos limpas"? O que se pode esperar de alguém assim?

Anônimo disse...

O primeiro ato prometido, em campanha ainda, pelo Dudurudú já era uma falácia: exonerar o secretário da Sesan, Eduardo Pasetto - pois o mesmo já estaria fora, com o fim do 2ºmandato do prefeito Edmilson, antes que ele assumisse.
É ridículo um governante assumir dizendo que seu 1ºato será a demissão de alguém que é cargo de confiança do governo anterior.
Deve ter sido compromisso de campanha, uma garantia/recado aos seus patrocinadores,que a bagunça voltaria a imperar na Sesan, com o retorno inclusive de suas próprias empresas, além das ligadas a esse auditor do TCM, detido na operação Rêmora, da PF.
E a bagunça está lá: Nunca havia ocorrido, na cidade de Belém, um caos tão grande como ocorreu no inverno desse ano de 2006,lembram-se? Com perdas e alagamentos que desorganizaram o trânsito da cidade até alta madrugada, por omissão na manobra das comportas do Una e com a colocação indevida de comportas provisórias na Estrada Nova, além, é claro,devido à falta de manutenção preventiva, que nos levará novamente ao caos, em 2007.

Anônimo disse...

Na questão 8, Complexo Viário do Entroncamento(Aarão Reis), apesar do projeto ser da prefeitura o investimento foi da União/DENIT. Mas a prefeitura teria que ter feito investimentos para acomodar a repercursão da entrada dessa obra grandiosa em funcionemento, tais como as travessias da Igreja Universal e do Castanheira, que, conforme ajustes, junto aos proprietários do Shopping, seria subterrânea e chegaria até o seu pavimnto subterrâneo, com lojas e serviços, escadas rolantes com altura de descida de 2,50m e não os 5,5m exigidos para passarelas, além de outros ajustes quanto a parada de onibus etc. Nada foi encaminhado até agora, a não ser anúncios em jornais e TVs de soluções que estariam em curso!

Unknown disse...

Não deverá esperar muito, caríssimo professor.S ele escapar doprocesso que responde na Justiç federal, onde caiu numa vara complicada(para ele), restará o julgamento do povo, em 2008, que vai repudiar o pior prefeito da história de Nova Déli.

Carlos Barretto  disse...

Somos dois. Fortemente unidos no propósito de extrair Duciomar da vida pública.

Yúdice Andrade disse...

Agradeço em especial aos anônimos da 1h20 e das 7h57 (por que anônimos?), pelas informações que eu desconhecia. De fato, é importante estarmos municiados com informações concretas sobre os problemas que debatemos. Admito que, quanto à redução do Complexo do Entroncamento, que perdeu as lojas originalmente previstas, pensei que o motivo fosse contingenciamento feito pelo Governo Federal.