quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ensino do Direito

Começa hoje, em Belém, o V Congresso da Associação Brasileira de Ensino do Direito — ABEDi, sob o tema "Métodos e metodologias do ensino do Direito do século XXI: o futuro do ensino do Direito e o ensino do Direito do futuro". Tendo dois de seus docentes na administração da associação, os professores Daniel Cerqueira (presidente nacional) e Sandro Simões, o CESUPA conseguiu trazer o evento para nossa cidade, na condição de realizador.

Como qualquer evento profissional, este congresso chama a atenção apenas daqueles ligados à área. E talvez não desperte maior interesse, porque os esforços em prol da melhoria da educação brasileira em geral acabam menosprezados. Ainda mais porque está restrito apenas ao universo do Direito. Observei, no próprio alunado, uma postura de grande desinteresse pelo congresso, embora eles também sejam um público esperado. Afinal, é o futuro deles que está em discussão. Mas, no geral, a maior reação que percebi foi a satisfação de ter as aulas suspensas...

Como docente nessa área, contudo, posso afiançar-lhes da extrema relevância do congresso, mormente considerando a explosão de cursos jurídicos no país, com sua confiabilidade crescentemente questionada pelo MEC, pela OAB, pelas instituições do Estado e até pela sociedade, que começa a manifestar sua desconfiança em relação a certos cursos. É o caso de as pessoas se darem conta de que, se muitos profissionais desqualificados chegarem ao mercado, como saber, no dia em que eu precisar de um, estarei sendo bem assistido? Essa deveria ser uma preocupação de todos, em relação a qualquer curso.

Festejando a oportunidade de ter um encontro dessa magnitude em nossa cidade, apresento-lhes a programação:

17.4.2008
18h00
Solenidade de abertura, com a presença dos reitores do CESUPA, UFPA e UNAMA, do presidente da ABEDi e da OAB/PA.

18h30
Entrega do II Prêmio Roberto Lyra Filho

19h00
Conferência de abertura: Rafaelle de Giorgi (Università degli Studi di Lecce)

21h00
Lançamento de livros

18.4.2008
9h00 - Paineis simultâneos
Painel 1: Metodologia da pesquisa e interdisciplinariedade, com Antônio Gomes Moreira Maués (UFPA), Deisy Ventura José Luiz Bolzan de Moraes (UNISINOS) e Enea e Stutz de Almeida (FDV).
Painel 2: Políticas públicas para o ensino superior brasileiro, com representantes do MEC, do Conselho Nacional de Educação e de associações ligadas ao ensino e à pesquisa.

14h00 - Paineis simultâneos
Painel 1: Novas metodologias de ensino, com Angélica Carlini (PUC CAMPINAS), João Virgílio Tagliavini (UFSCAR), Sandro Alex de Souza Simões (CESUPA) e Tânia Mara Fonseca (UNICSUL/FMS).
Painel 2: Perfil dos cursos de Direito no Brasil, com Adilson Gurgel de Castro (UFRN), Daniel Torres de Cerqueira (CESUPA), Elias Manual (FENED) e Lossia Mouse Félix (UNB).

18h00
Assembleia Geral da ABEDi

21h00
Lançamento de livros

19.4.2008
9h00 - Paineis simultâneos
Painel 1: Metodologia de extensão universitária e direitos humanos, com Luiz Síveres (UCB), Alexandre Bernardino Costa (UNB), Paulo Sérgio Weyl (UFPA) e Roberto Dinis Sault (FURB).
Painel 2: Análise dos exames externos: Exame de Ordem, ENADE e concursos públicos, com Aline Sueli (UFT - ENADE), Lédio Rosa de Andrade (TJSC/UNOESC, magistratura), Plínio Antônio Brito Gentil (MPSP/FIPA, Ministério Público) e Elizete Lanzoni Alves (CESUSC, OAB).

14h00
Apresentação de trabalhos científicos, sobre metodologia e avaliação discente; extensão e inserção social; educação à distância; formação docente e pós-graduação; projeto pedagógico; avaliação institucional e gestão acadêmica; pesquisa; estágio e NPJ.

19h00
Conferência de encerramento: O futuro dos cursos de Direito no Brasil, com Celso Campilongo (USP).

Decerto, a cabeça se encherá de ideias e reflexões, que à medida que amadureçam poderão chegar aqui ao blog que, por ora, contudo, sofrerá uma desaceleração, dadas as minhas necessidades de me dividir entre o congresso e a correção de provas.
Abraços. Bom dia.

4 comentários:

Anônimo disse...

Seus textos são espetaculares, você escreve muito!!!!! Tens MSN???

Yúdice Andrade disse...

Agradeço sua calorosa avaliação.
Jamais tive MSN. Confesso não ter paciência para utilizá-lo e, hoje, nem tempo disponível. Mas você pode entrar em contato comigo através do meu e-mail, que se encontra registrado no meu perfil.
Terei prazer em responder ao seu contato.

Anônimo disse...

Lá vem decepção.

Yúdice Andrade disse...

Anônimo, eu até ia perguntar o que te leva a dizer isso, mas nem me darei ao trabalho. Estou no magistério há tempo o suficiente para saber que existe uma raça incompreensível que odeia tudo, seja lá o que for. Não precisa de motivo: apenas odeia. Fala mal, achincalha e até dá tiro no pé, pois se as pessoas acharem que o curso é tão ruim quanto ele diz, isso será negativo para sua qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Mas o leso não percebe isso. Aliás, "perceber" não é mesmo algo de que seja lá muito capaz.
Se a faculdade promove uma avaliação institucional, ele não participa porque "não vai dar em nada".
Se convoca os alunos para uma reunião, não se interessa, porque nunca confia nos interlocutores e tem mais o que fazer (jogar video game, p. ex.).
Se o coordenador entra na sala para perguntar como andam as coisas, o cara não contribui de forma pró-ativa.
O mais interessante é que esses donos da verdade, quase sempre, são os mesmos que colam nas provas, pedem para ir ao banheiro e vão consultar livros, deixam de entregar trabalhos, inventam mentiras, levantam falsos contra professores, funcionários e até colegas, desrespeitam as instalações da faculdade e perpetram diversas outras provas de falta de cidadania.
Tudo bem, não sei se é o teu caso, ou se és apenas mais um daqueles derrotistas contumazes. Aquilo que Lula, num de seus raros momentos felizes, chamou de "coveiros de sonhos", expressão fantástica que às vezes utilizo. É o caso de perguntar: com base em que fazes uma afirmação dessas? Com base em que reduzes um encontro inteiro a uma "decepção".
Aposto que nunca antes tinhas ouvido falar na ABEDi. Sabes o que ela é? O que tem feito? Suas ações nos anos de sua existência, que nem são tantos? Suas competências junto ao Ministério da Educação, OAB e instituições de ensino? Conheces as pessoas que dela participam? Conheces as propostas do congresso? Sabes quem são os palestrantes e o que podem contribuir para que o nosso futuro não seja uma decepção?
Faz um favor para ti mesmo, criatura: não fales do que não sabes. Vai primeiro te informar e aprender um pouco sobre a vida. Vai descobrir que, sim, há pessoas interessadas em melhorar a educação neste país, inclusive no teu próprio curso. Que nem todo mundo acorda de manhã já pensando em que tipo de mal fará aos alunos, ou especificamente a ti.
Já comecei a registrar minhas impressões sobre o evento. Se quiseres lê-las, muito que bem. Talvez elas possam ao menos de sugerir que há pessoas trabalhando de boa fé. Se isso não te convencer, que tal procurar um outro lugar, onde tuas justas expectativas possam ser atendidas?
Talvez ele exista, embora eu duvide.