sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Meu queixo caiu

E digo de novo: o meu queixo caiu.

Esse papo furado de que Arruda se entregou à Polícia Federal espontaneamente, que recebeu a notícia do decreto prisional "com serenidade" e etc. era só capa de quem conta com o funcionamento habitual das instituições públicas brasileiras. Um pequeno dissabor antes de sair da cela (rectius: da sala) pela porta da frente.
Mas eis que o Ministro Marco Aurélio, garantista até a alma, não concedeu a liminar. E mesmo com toda a prioridade que se queira dar ao caso, o julgamento de mérito não pode ser instantâneo. Nada, nada, os autos têm que ser remetidos ao Ministério Público, para emissão de parecer.
Será que o careca vai passar o carnaval no xilindró?
Até ontem, Arruda estava calmo, encenando. Hoje, contudo, o humor deve ter mudado. Bem que eu gostaria de ver a cara dele.

5 comentários:

ADELVAN OLIVERIO disse...

Professor,

Eu, diante de toda esta história (não posso, afinal, dizer, estória) só fico com uma dúvida: quem, no Brasil, vai defender a Constituição?

Tudo bem: o STJ normal e reiteradamente dá claros sinais de que não está muito preocupado com a defesa da Carta, afinal, ela própria diz (!) que lhe cabe, - ao STJ - olhar pela Lei Federal (!): Constituição é com o Supremo.

Nada para comentar sobre a inconstitucionalidade que o STJ constituiu ontem, quando deixou de lado jurisprudência gritante do STF para justificar o abuso de poder coletivo em UM ÚNICO PRECEDENTE (inaplicável ao caso, penso) do STF.

Mas, meu amigo, chegando lá no tal do Pretório Excelso, e nos deparamos, reiteradamente, com a mesma dúvida: e agora? e a Constituição?

Será que vale lembrar o célebre e (in)justificado Carl Schmitt, quando ele opinava que a soberania politica não poderia ser "largada" a um Tribunal Constitucional, coisa que nem isso o nosso STF é?

Muito estranho. contudo, eu tenho uma aposta, sempre correndo o risco de cair no argumento da vox populi, penso que a culpa é do eleitor, e do William Bonner.

O Arruda, e muitos outros que lá estão, já tinham avisado, ou melhor, já se apresentaram anteriormente.

Quem faz uma escolha política dessas desrespeita e desprotege a Constituição, durante o voto e depois, porque em uma situação como a do Arruda, as normas, ou melhor, as REGRAS constitucionais (solenemente ignoradas) não são garantia dele, Arruda, e sim de todos os funcionários públicos de brasília que até o Governo o guiaram.

Depois, é realmente triste ver que a rede globo, que ainda consegue desafiar a democratização da democracia no Brasil, esteja sendo tão mal e mau representada pelo Bonner, quando ele faz questão de se mostrar revoltado com tudo, ultimamente, demonstrando a inobservância da máxima americana de que dois erros não fazem um acerto: o Arruda é culpado(?), que as coisas se passem dentro do jogo constitucional, e não fora dele.

Sinceramente, essas exceções à legalidade que o judiciário institucionaliza me arrepiam.

por sinal, não poderia deixar de me expressar: O nosso presidente Ophir mandou mal, hein? não sei não, mas eu acho que a OAB, como já andaram falando, tinha o costume de defender a Liberdade e a Legalidade (costume esse que sempre foi contraposto muito bem pelo MP!)

Bem, eu sabia que o senhor ia comentar alguma coisa aqui, e eu aproveitei para dar uma olhada em tudo.

grande abraço.

ADELVAN

Ana Miranda disse...

Ah, menino, que notícia extraordinária essa prisão!!!
Eu, uma pessoa totalmente descrente, fiquei de queixo caído também.
Foi um dó estarmos somente meu marido e eu em casa, isso é um assunto para a família ver toda juntinha.
Sabe aquela história em que a gente educa os filhos, ensina-os sobre honestidade, mas todo dia liga a televisão é só vê político safado, corrupto, bandido se dando bem?
Enfiando dinheiro na meia, na cueca, na mala e saindo impune?
Aí a gente olha para os filhos e fica sem resposta...
Mas ontem, quem tem criança pôde olhar nos olhos dos filhos e dizer:
Meu(minha) filho(a) isso é o que acontece com político corrupto.
Eu nuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuunca pude dizer isso aos meus filhos, e olha que minha caçula vai fazer 21 anos!!!!

Anônimo disse...

Vejam a íntegra da histórica decisão do Ministro Marco Aurélio, no STF:
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/HC102732MA.pdf

Frederico Guerreiro disse...

É um bom começo, mas queremos mais. Precisamos de mais.
Queremos que o povo não o reeleja um dia.
A melhor vitória da sociedade contra a praga da corrupção seria dar uma resposta nas urnas, em vez de reconduzir ao cofre público figuras notórias da roubalheira.

Anônimo disse...

Bom. Eu sou mais radical. Acho que assim que o cara for eleito, deve ir imediatamente para a prisão e ficar lá durante todo o tempo do mandato.
Sim. Tenho a firme convicção de que o cara quando se candidata (ou quando pensa em fazê-lo) já é irremediavelmente CORRUPTO e prejudicial ao país.
Sem qualquer exceção.
Que acham?
Alguém ainda duvida.
Cadeia nesses políticos todos.
Eu disse TODOS!!!